DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2698
Título: Menino brinca de boneca e menina brinca de carrinho? Refletindo questões de gênero na formação continuada e na sala de aula de educação infantil
Autor(es): Rodrigues, Michelle de Albuquerque
Palavras-chave: Brincar;Gênero;Sexualidade;Formação Continuada;Sala de Aula;Educação Infantil
Data do documento: 5-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O brincar, essencial na educação infantil, deve viabilizar o desenvolvimento integral das crianças, contribuindo na formação do senso crítico e para uma sociedade justa entre homens e mulheres. O presente relato de experiência teve como objetivos: Geral: Refletir questões de gênero e sexualidade na educação infantil; Específicos: Planejar ações pedagógicas dialogadas na formação continuada de professoras da SEMED, e Aplicar ações de sensibilização junto às crianças acerca de atitudes discriminatórias, reconhecendo os brinquedos enquanto ferramentas lúdicas para além das distinções de gênero. Foram aplicadas três atividades com as crianças: Roda de conversa identificando suas relações com os brinquedos e brincadeiras, Leitura e Discussão de literaturas infantis. Familiares das crianças solicitaram que a atividade fosse interrompida, não sendo finalizado o projeto. Verificam-se indícios de que o fazer lúdico tem sido atravessado pelas influências de preconceitos relacionados a uma suposta associação entre a identidade sexual e a espontaneidade no brincar infantil.
Abstract: To play, essential in the child education, should enable the full development of the children, contributing in the critical sense creation and for a fair society between men and women. The current study had as objectives: General: Reflect about gender and sexuality matters in the child education; Specifics: Plan pedagogical actions through the continuing education of teachers from SEMED and implement awareness actions along children regarding discriminatory attitudes, recognizing the toys as playful tools for beyond the gender distinctions. Three activities were applied with the children: Round of Conversation indentifying their relations with the toys and games, Reading and Discussion of childhood reading. Children’s relatives requested this activity would be stopped, so the project wasn’t finished. It has been checked evidences that the playful doing has been trough by prejudice influences related to a supposed association between sexual identity and spontaneity during the children’s playing.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2698
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons