DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2696
Título: Formação continuada em arte: programa de extensão polo arte na escola uea e a parceria com a secretaria municipal de educação de Manaus
Autor(es): Neves, Hirlândia Milon
Palavras-chave: Formação continuada;Ensino de arte;Arte na Escola
Data do documento: 17-Mai-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar um breve histórico sobre a implementação do Programade Extensão Polo Artena Escolada Universidadedo Estadodo Amazonas(UEA), ametodologia adotada em suas ações e, em especial, um relato sobre a parceria de formação continuada em arte com a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Os professores de arte desta secretaria têm a oportunidade de vivenciar processos estéticos e atividades práticas de propostas temáticas sobre as diferentes linguagens artísticas, além da socialização e troca de experiências pedagógicas em arte. O Polo Arte UEA foi implementado por meio da parceria firmada entre esta Universidade e o Instituto Arte na Escola (IAE), em 2005. A partir desta data, a UEA passou a fazer parte da Rede Arte na Escola (RAE), uma rede formada por universidades e instituições culturais conveniadas em todo o Brasil. Além da formação continuada de professores de arte das escolas de educação básica, o Polo Arte UEA colabora com a formação inicial de seus alunos bolsistas e de demais alunos da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) que participam de seus encontros de formação. Também realiza pesquisa para análise e avaliação de suas ações de formação, por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), com a participação de alunos da UEA como bolsistas, ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) ou pela própria Universidade. Entre os resultados alcançados, o Polo Arte UEA tem procurado atender às orientações da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, ao promover suas ações a partir da interação entre universidade e as secretarias de educação.
Abstract: This article aims to present a brief background about the implementation of the Pole Extension Program Art at School from the Amazon State University (UEA), the methodology adopted in its actions and, in special, the reports about the partnership of continued formation in art with the Division o the Professional Development of the Magisterium (DDPM) of the Municipal Department of Education (SEMED). The art teachers of this department have the oportunity to experience aesthetic processes and practical activites of thematic proposals about the different artistic languages, inspite of the socialization and exchange of pedagogical experiences in arts. The Pole UEA Art was implemented through a partnership firmed between this University and the Institute Art at School (IAE), in 2005. From that date and on, UEA started to be part of the Network Art at School (RAE), a network composed by cultural universities and institutions formed all over Brasil. Inspite of continued formation of art teachers in schools of elementary education, the Pole UEA Art contributes toward the inicial degree of its students with scholarships and of the other students from the Superior School of Arts and Tourism that participate of their meetings of formation. It also realizes research to analyze and evaluate its actions of graduation, through the Program of Support to the Scientific Initiation (PAIC), with the participation of UEA students with scholarships, or through the Support Foundation to the Amazon State Research (FAPEAM) or through the University itself. Among the reached results, the Pole UEA Art has sought to attend the orientations of the indisocialization among extension, teaching and research, by promoting its actions from the interation between university and the education departments.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2696
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons