DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2672
Título: Desafio das religiões: uma proposta lúdico-pedagógica para as aulas de ensino religioso
Autor(es): Costa, Giordano Cássio da Silva
Palavras-chave: Jogos pedagógicos;Ensino Religioso;Desafio das religiões
Data do documento: 20-Mai-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Um dos aspectos centrais deste trabalho é promover ensino aprendizagem, por meio dos jogos e brincadeiras, numa ação pedagógica construída com a participação dos alunos de 6º e 7º anos da Escola São Judas Tadeu localizada na Br 174 Km 12 do turno vespertino ocorrida no ano de 2016 e 2017 no sentido de desenvolver conhecimentos, exercitar competências e habilidades que leve ao respeito sobre as culturas religiosas, seus fundadores, os símbolos e os livros sagrados existentes no mundo, bem como no contexto brasileiro. Outra possibilidade, é de favorecer aos alunos conhecer religiões pouco estudadas como as religiões de matriz africana, orientais, indianas e religiões modernas. Por meio dos jogos de memória, do oráculo e do dominó, os alunos estabelecem relações entre imagens e singularidades das diferentes religiões, a brincadeira pode ser explorada de várias maneiras, principalmente, ressaltando os conteúdos do Ensino Religioso que estão na proposta pedagógica da SEMED e que os conteúdos foram estudados nos encontros de formação proporcionados pelo DDPM. Por conter regras claras, o jogo pode ser explorado a partir da diversidade religiosa, enfatizando o respeito, o pensamento crítico reflexivo e a promoção da cidadania.
Abstract: One of the central aspects of this work is to promote teaching learning, through games and games, in a pedagogical action built with the participation of 6th and 7th year students of the São Judas Tadeu School located in Br 174 Km 12 of the afternoon shift occurred in the year of 2016 and 2017 in order to develop knowledge, exercise skills and abilities that lead to respect for religious cultures, their founders, symbols and sacred books in the world, as well as in the Brazilian context. Another possibility is to encourage students to know little-studied religions such as African, Eastern, Indian and modern religions. Through the games of memory, oracle and domino, students establish relationships between images and singularities of different religions, the play can be explored in several ways, especially highlighting the contents of Religious Education that are in the pedagogical proposal of SEMED and that the contents were studied in the training meetings provided by the DDPM. By containing clear rules, the game can be explored from religious diversity, emphasizing respect, reflective critical thinking, and the promotion of citizenship.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2672
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafio das religiões uma proposta lúdico-pedagógica para as aulas de ensino religioso.pdf161,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons