DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2669
Título: Programa de novos talentos: experiências e práticas interdisciplinares em escolas públicas de Parintins - AM
Título(s) alternativo(s): New Talent Program: interdisciplinary experiences and practices in public schools of Parintins-Amazonas
Autor(es): Santos, Adriano Márcio dos
Eleutério, Célia Maria Serrão
Castro, Franklin Roosevelt Martins
Carvalho, Mary Tânia dos Santos
Silva, David Xavier da
Palavras-chave: Novos Talentos;Oficinas Temáticas
Data do documento: 25-Jul-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: NEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar. Disponível em: <http://inep.gov.br/censo-escolar> Acesso em: 23 de abril de 2019. NOVOS TALENTOS. Programa Novos Talentos. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/novos-talentos> Acesso em: 25 de março de 2019. SANTOS, A. M. Relatório de Atividade do Programa Novos Talentos – Edital 055/2012 da CAPES. Parintins, 2017. 58 p. SEDUC. Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: <http://www.seduc.am.gov.br/> Acesso em: 26 de março de 2019. SEMED. Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: <http://semed.manaus.am.gov.br/> Acesso em 26 de março de 2019. UEA. Universidade do Estado do Amazonas. Disponível em: <http://www1.uea.edu.br/> Acesso em: 18 de abril de 2019.
Resumo: Este breve relato apresenta as ações e experiências interdisciplinares desenvolvidas no âmbito do Programa Novos Talentos da CAPES no processo de ensino-aprendizagem e formação de professores e alunos na Educação Básica em escolas da rede pública do município de Parintins, Amazonas, através de quatro grupos de atuação: a) Biologia, Química e Física; b) Letras; c) Geografia e História e d) Pedagogia. Inicialmente foram selecionadas escolas da área urbana e rural com baixo IDEB, a estratégia seguinte adotada por estes grupos consistiu em planejar de forma coletiva as oficinas com os professores dessas unidades educacionais visando o aprofundamento do conhecimento sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade no espaço escolar e universitário e, também, foram construídas propostas educativas interdisciplinares no contexto amazônico. Assim foi possível capacitações e parcerias entre universidade e escola, bem como o empoderamento dos professores e equipe envolvidos com o Programa no uso das novas ferramentas e tecnologias de multiletramentos. O Programa Novos Talentos buscou contribuir com a elevação do IDEB escolar, o aprimoramento de novas metodologias de ensino-aprendizagem, além de fomentar estudos e trabalhos acadêmicos de alunos e professores universitários. Palavras-chave: programa Novos Talentos; experiências interdisciplinares; oficinas temáticas.
Abstract: This brief report presents the actions and interdisciplinary experiences developed within the framework of the CAPES New Talents Program in the teaching-learning process and the training of teachers and students in Basic Education in schools of the public network of the municipality of Parintins, Amazonas, through four groups of performance: a) Biology, Chemistry and Physics; b) Letters; c) Geography and History and d) Pedagogy. Initially, urban and rural schools with low IDEB were selected, the next strategy adopted by these groups consisted in collectively planning the workshops with the teachers of these educational units aiming to deepen the knowledge about the relationship between science, technology and society in space school and university education, and also interdisciplinary educational proposals were constructed in the Amazon context. Thus, it was possible to train and collaborate betweenuniversity and school, as well as the empowerment of teachers and staff involved with the Program in the use of new tools and technologies of multiletramentos. The New Talents Program sought to contribute to the increase of the school IDEB, the improvement of new teaching-learning methodologies, as well as to promote studies and academic work of students and university professors. Keywords: New Talents program; interdisciplinary experiences; thematic workshops.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2669
ISSN: 1981-0326
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa novos talentos experiências e práticas interdisciplinares em escolas públicas de Parintins - Am.pdf362,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons