DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Clariane Pontes da-
dc.contributor.authorBezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.authorVidal, Deliana Azevedo-
dc.contributor.authorSouza Filho, Antônio Aurélio de-
dc.contributor.authorMendonça Júnior, Valdemir B.-
dc.date.available2020-06-16-
dc.date.available2020-06-18T03:21:52Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.citationCALIXTO, J. B. Biodiversidade como fonte de medicamentos. Ciência e Cultura. vol.55, n.3, São Paulo, Jul/Set. 2003. CARVALHO, A. M. P. (Coord.) Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999. CINTRA, J. C. A. Reinventando a aula expositiva. São Carlos:Compacta, 2012, p. 38. FOGLIO, M. A; QUEIROGA, C. L.; SOUSA, I. M. de O; RODRIGUES, R. A. F. Plantas Medicinais como Fonte de Recursos Terapêuticos. In: GILBERT, B.; FERREIRA, J. L. P.; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana M. Pessoa. Formação de professores de Ciências: tendências e Inovações. 8°. Ed. São Paulo: Cortez, 1991. GILBERT, B.; FERREIRA, J. L. P.; ALVES, L. F. Monografias de plantas medicinais brasileiras e aclimatadas. Curitiba: Abifito, 2005. 250p. HOSTETTMANN, K.; QUEIROZ, E. F.; VIEIRA, P. C. Princípios ativos de plantas superiores. São Carlos: EduFSCar, 2003. 152 p. (Série de textos da Escola de Verão em 15 2019 - Jul – Dez ANO 4 | N. 5 | p. 1 – 15 |ISSN 2527-0753 (online) - 1981-0326 (impresso) Química, v. 4) LAMEIRA, O. A.; PINTO, J. E. B. P. Plantas medicinais: do cultivo, manipulação e uso à recomendação popular. Embrapa Amazônia Oriental. Belém, PA: 2008. MACEDO, M.; CARVALHO, J.M.K.; NOGUEIRA, F.L. Plantas medicinais e ornamentais da área de aproveitamento múltiplo de Manso, Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Cuiabá: Ed. da UFMT, 2002. 188p. MEDEIROS, Maria Franco Trindade; FONSECA, Viviane Stern; ANDREATA, Regina Helena Potsch. Plantas medicinais e seus usos pelos sitiantes da Reserva Rio das Pedras. Mangaratiba, RJ, Brasil. Acta Bot. Brasileira., v. 18, n. 2, p. 391-399, 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/abb/v18n2/v18n02a19.pdf>. Acesso em: 10 de set. 2018. OLIVEIRA, A. X.; COELHO, M. F. B. Uso de Plantas Medicinais. Brasília: LK Editora, 2007. 104 p. PHILLIPS, O.; GENTRY, A.M. The useful plants of Tambopata, Peru. I. Statistical hypothesis with a new quantitative technique. Economic Botany, v.47, n.1, p.15-32, 1993. RAVEN, H.Peter et al. Biologia Vegetal. 6. ed. São Paulo: Guanabara, 2001. RICHARDSON, R. J.; PERES, J. A. de S. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas.3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1989. 384p. SILVA, A. C. F. da; PEDROZA, J. C. C. Cultive uma horta e colha qualidade de vida. Florianópolis: Epagri, 2002. 69 p. (Boletim didático nº 43). SIMÕES, C.M.O. Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul. 5.ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1998. 173p. VASCONCELOS, A.; NASCIMENTO F. C.; MAIA, A. L. A Cultura do Guaraná. Itabuna: CEPLAC. 1972 (Revisão Bibliográfica).pt_BR
dc.identifier.issn1981-0326pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2668-
dc.description.abstractPlants and their extracts are everywhere, and natural products based on plants and herbs are of great interest in the major consumer markets worldwide. Plant extracts are used in medicines by the pharmaceutical industry, in cosmetics, in agriculture, in biological pest control, etc. In the vegetable species Vismia guianensis there are biological molecules with effective action in medical treatments and as antimicrobials, being widely used in folk medicine. An expository class on biology was held with the students and the applications of Vismia guianensis, then a practice was carried out to produce the plant extract in the laboratory and the evaluation was done through questionnaire application. Most of the answers given by the students corresponded to the class taught, with a significant number of correct answers, with satisfactory performance and expected to assimilate the theme proposed in the classroom. In this way, classes help to develop scientific knowledge, as well as allow students help the teacher to build a new vision on the same topic. Keywords: Plant Extract, Practice Class, Methodology, Vismia guianensis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofMarupiara - Revista Científica do Centro de Estudos Superiores de Parintinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtrato Vegetalpt_BR
dc.subjectAula Práticapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleProdução de extratos vegetais:oficina usando a Vismia guianensis, com discentes de uma escola pública do Município de Parintins/Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeProduction of vegetable extracts: workshop using Vismia guianensis, with discents from a public school in the municipality of Parintins/ Amazonaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:21:52Z-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.description.resumoAs plantas e seus extratos estão em todo lugar e os produtos naturais à base de plantas e ervas suscitam grande interesse nos grandes mercados consumidores mundiais. Os extratos vegetais são usados em remédios pela indústria farmacêutica, em cosméticos, na agricultura, no controle biológico de pragas, etc. Na espécie vegetal Vismia guianensis há moléculas biológicas com efetividade de ação em tratamentos médicos e como antimicrobianos, sendo bastante utilizadas na medicina popular. Realizou-se com os alunos uma aula expositiva sobre a biologia e as aplicações da Vismia guianensis, em seguida foi realizada uma prática para produção do extrato da planta no laboratório e a avaliação se deu através da aplicação de questionário. A maioria das respostas dadas pelos discentes foi correspondente a aula ministrada, com um número significativo de acertos, com desempenho satisfatório e esperado de assimilação da temática proposta em sala. Dessa maneira, temas relativos à área de conhecimento da Biologia possibilitam que o aluno associe a realidade do desenvolvimento científico atual com os conceitos básicos do pensamento biológico. As aulas ajudam a desenvolver conhecimentos científicos, como também, permitem que os alunos auxiliem o professor a construir uma nova visão sobre um mesmo tema. Palavras-chaves: Extrato Vegetal, Aula Prática, Metodologia, Vismia guianensis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqBotânicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons