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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Danielle Mariam Araújo dos-
dc.contributor.authorMatos, Suelen Da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Laila Fernanda dos-
dc.date.available2020-06-16-
dc.date.available2020-06-18T03:20:52Z-
dc.date.issued2018-08-25-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2001, 120 p. CALLAI, Helena Copetti (org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. CASTELLAR, Sonia Vanzella. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. de. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagens e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. FREITAS, M. I. C. de; VENTORINI, S. E.; ARAUJO. T. H. B. Os desafios da formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com necessidades especiais. Revista Ciência em Extensão. v. 3, n.1, 2006. p. 98-111. KOZEL, Salete. Mapas mentias – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, S; SILVA, J. C; GIL FILHO, S. F. Da percepção a Cognição a representação: reconstruções teóricas da Geografia Cultural e Humanística. São Paulo: Terceira Margem, 2007. CUNHA, R.; ROSSATO, M. A singularidade dos estudantes com deficiência intelectual frente ao modelo homogeneizado da escola: reflexões sobre o processo de inclusão. Revista Educação Especial, v. 28, n. 53, 2015. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo. razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1981-0326pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2665-
dc.description.abstractThis article is the product of the Academic Productivity Program of the University of the State of Amazonas, and is also part of the Institutional Program for Scientific and Technological Initiation Scholarships - PIBICT, which aims to work and analyze cartographic literacy with students with learning difficulties and intellectual disabled in the municipality of Iranduba, describing the pedagogical practice of Geography teachers, regarding the Cartography activities carried out and presenting suggestions for teaching resources and pedagogical practices for the teaching of Geography. For this, with the assistance of the Municipal Education Secretariat, two educational institutions were chosen for the development and implementation of the project, namely: the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) and the municipal School Santa Luzia. The research started from an interview with the school manager, to learn how the routine of students and teachers is fragmented; whether teachers use didactic materials to improve classes and how cartography activities are carried out with students. There were also activities with games in the class of students with intellectual disabilities, in order to obtain a diagnosis identifying the degree of difficulty of each student. Keywords: Geography teaching; Cartography; Intellectual Disability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofMarupiara - Revista Científica do Centro de Estudos Superiores de Parintinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.titleO espaço sob um olhar especial: a alfabetização cartográfica através da caracterização do espaço geográfico dos alunos deficientes intelectuais e com dificuldades na aprendizagem do município de Iranduba-AMpt_BR
dc.title.alternativeSpace under a special look: cartographic literacy through the characterization of the geographic space of students with intellectual disabilities and learning difficulties in the municipality of Iranduba-Amazonaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:20:52Z-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.epage98pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage85pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo é produto do Programa de Produtividade Acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas, e também parte integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBICT, que tem como objetivo trabalhar e analisar a alfabetização cartográfica com alunos com dificuldade na aprendizagem e deficientes intelectuais no município de Iranduba, descrevendo a prática pedagógica dos professores de Geografia, quanto ás atividades de Cartografia realizadas e apresentar sugestões de recursos de ensino e práticas pedagógicas para o ensino de Geografia. Para isso, com o auxílio da Secretaria de Educação do Município, duas instituições de ensino foram escolhidas para o desenvolvimento e realização do projeto, sendo elas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Escola Municipal Santa Luzia. A pesquisa partiu de entrevista com o gestor escolar, para saber como se fragmenta a rotina dos alunos e dos professores; se os professores utilizam materiais didáticos para aprimorar as aulas e como são feitas as atividades de Cartografia com os alunos. Ainda foram realizadas atividades com jogos na turma de alunos com deficiência intelectual, de modo a obter um diagnóstico identificando o grau de dificuldade de cada aluno. Palavras Chave: Ensino de Geografia; Cartografia; Deficiência Intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos

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