DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Leyce Alcântara da-
dc.contributor.authorAraújo, Joeliza Nunes-
dc.date.available2020-06-16-
dc.date.available2020-06-18T03:18:15Z-
dc.date.issued2019-01-12-
dc.identifier.citationARAÚJO, J. N. Aprendizagem Significativa de Botânica em Laboratórios Vivos. 2014. 229 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2014. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Platano edições técnicas: Lisboa, 2003. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. COSTA, S. H. O. Atuação Pedagógica do Professor de Educação Infantil: As Contribuições da Pedagogia Freinet. Agudos, São Paulo, 2007. FORNAZARI, V. B. R.; OBARA, A. T. O uso de Oficinas Pedagógicas como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: a Bacia Hidrográfica como tema de estudo. Investigações em Ensino 68 2019 - Jul – Dez ANO 4 | N. 5 | p. 48 – 68 |ISSN 2527-0753 (online) - 1981-0326 (impresso) de Ciências – V22 (2), pp. 166-185, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/326/pdf.> Acesso em: 20 dez. 2017. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008. MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Impressos Portão Ltda. São Leopoldo, 2005. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e Unidades de ensino potencialmente significativas. Material de Apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras: PUCPR, 2013. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(3), pp. 25-46, 2011. Disponível em: <https://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/pe_Goulart/Material_de_Apoio/Referencial% 20Teorico%20-%20Artigos/Aprendizagem%20Significativa.pdf>. AcessO em: 20 dez. 2017 NOVAK, J.D.; GOWIN, D.B. Aprender a Aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999. SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F. Novas Perspectivas de Ensino de Ciências em Espaços não Formais amazônicos. Manaus: UEA Edições, 2013. TOMITA, L. M. S. Ensino de Geografia: aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais. São Paulo: USP, 2009. Tese de doutorado (Doutorado em Geografia Física) – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, SP, 2009. TRINDADE, D. R; POLTRONIERI, L. S.; MENEZES, A. J. Sigatoka Negra da Bananeira no Estado do Pará. Fitopatol. bras. 27(3), maio – jun, 2002. VIDAL, W. N. Botânica – organografia; quadros sinóticos ilustrados de Fanerógamos. 4. ed. Viçosa: UFV, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1981-0326pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2664-
dc.description.abstractThis paper had the objective of evaluating the implementation of a didactic sequence for the significant learning of stem morphology with students of Basic Education. The didactic sequence was carried out in formal space (classroom) and in non-formal space (natural environment) through didactic strategies different from those that students experience in school everyday. The methodology of the research is qualitative. We used as tools for data collection bibliographic research and didactic sequence that was carried out in five moments: walking on the trail, collection of stem types, production of text, assembly of a collection of stems and construction of conceptual maps. The accomplishment of the didactic sequence resulted in the students' interest in learning significantly about biodiversity, vegetation and their interrelationships with other living beings. In the walk along the trail we provide students with greater contact with plant diversity in the living laboratory, especially with the stem morphology. Textual production and conceptual maps revealed significant learning about stem morphology. Coherentpropositions and hierarchical organization of concepts were presented in concept maps. We conclude that there was been a systematization between students' previous knowledge and the new knowledge. Therefore, through the implementation of the didactic sequence for the significant learning of the stem morphology, one can contribute to the development of the scientific education of the students of Basic Education. Key words: Botany teaching. Significant learning. Didactic sequence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofMarupiara - Revista Científica do Centro de Estudos Superiores de Parintinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleEnsino da Morfologia do caule em escolas da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeStem Morphology Teaching In Basic Education Schoolspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:18:15Z-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.epage68pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage48pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de avaliar a implementação de uma sequência didática para a aprendizagem significativa da morfologia do caule com alunos da Educação Básica. A sequência didática foi realizada em espaço formal (sala de aula) e em espaço não formal (ambiente natural) por meio de estratégias didáticas diferentes daquelas que os alunos vivenciam no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e sequência didática que foi realizada em cinco momentos: passeio na trilha, coleta de tipos caulinares, produção de texto, montagem de uma coleção de caules e construção de mapas conceituais. A realização da sequência didática resultou no interesse dos alunos em aprender significativamente sobre a biodiversidade, a vegetação e suas inter-relações com outros seres vivos. No passeio pela trilha proporcionamos aos alunos maior contato com a diversidade vegetal no laboratório vivo, em especial, com a morfologia do caule. A produção textual e os mapas conceituais revelaram aprendizagem significativa sobre a morfologia dos caules. Proposições coerentes e organização hierárquica dos conceitos foram apresentados nos mapas conceituais. Houve a sistematização dos conhecimentos prévios dos alunos e sua associação aos novos conhecimentos. Portanto, por meio da implementação da sequência didática para a aprendizagem significativa da morfologia do caule pode-se contribuir para o desenvolvimento da educação cientifica dos alunos da Educação Básica. Palavras chave: Ensino de Botânica. Aprendizagem Significativa. Sequência Didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqBotânicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino da morfologia do caule em escolas da educação básica.pdf830,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons