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Título: Inclusão Social na Amazônia. Perspectiva da teoria dialógica de Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Social inclusion in the Amazon. Perspective of the dialogical theory of Paulo Freire
Autor(es): Palheta, Leila Maria Souza
Filipe, Marluce de Amorim
Campos, Manuel do Carmo da Silva
Palavras-chave: Dialogicidade;Libertação;Pedagogia do Oprimido;Alfabetização de Adultos
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. ______ . Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. BESSA, Valéria da Hora. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil, 2008. MARTIN, Daniele Fortes. A Aprendizagem em Paulo Freire e Piaget. Monografia de 57 2018 - jul - dez ANO 3 | N. 4 | p. 47 – 57 |ISSN1981-0326 Graduação. Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Bauru, 2007. MORIN, Edgar e TERENA, Marcos. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000. OLINDA. Ercíclia Maria Braga de; FIGUEIREDO, João Batista de A. (Orgs.). Formação Humana e Dialogicidade em Freire. Ceará: Editora da UFC, 2006
Resumo: O texto aqui apresentado versa sobre a Dialogicidade de Paulo Freire, a partir de sua obra intitulada “Pedagogia do Oprimido”, a qual trata sobre o tema em seu terceiro capítulo, evidenciando aspectos relevantes da Filosofia da Educação do referido autor para a ação educacional na relação educador-educando e vice versa, mediatizados pelo mundo, através de temas geradores e explicitada, conjuntamente, com a comunidade, incluindo seus anseios com significados humanos em busca de sua verdadeira libertação. Isso foi o que desenhou a Inclusão Social no Processo Educacional ilustrado na pesquisa de campo sobre a aplicação do Programa “Reescrevendo o Futuro” no Município de Maraã no Estado do Amazonas. Palavras Chaves: Dialogicidade; Libertação; Pedagogia do Oprimido; Alfabetização de Adultos.
Abstract: The text presented here is about the Dialogicity of Paulo Freire, from his work entitled "Pedagogy of the Oppressed", which deals with the theme in its third chapter, highlighting relevant aspects of the Education Philosophy of the aforementioned author for the educational action in the educator-pupil relationship and vice versa, mediated by the world through generative themes and explicitly articulated with the community, including their yearnings with human meanings in search of their true liberation. This is what designed the Social Inclusion in Educational Process illustrated in the field research on the application of the Program “Rewriting the Future” in the Municipality of Maraã in the State of Amazonas. Keywords: Dialogicity; Release; Pedagogy of the Oppressed; Adult Literacy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2661
ISSN: 1981-0326
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