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Título: Entre tambores e devoção: expressão de um catolicismo negro na Amazônia Amapaense
Título(s) alternativo(s): Between drums and devotion: expression of a black catholicism in Amapa-Amazon
Autor(es): Antero, Alysson Brabo
Palavras-chave: Religiosidade;Marabaixo;Catolicismo Negro
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANTERO, Alysson Brabo. Ciclo do Marabaixo: uma das expressões da religiosidade afrodescendente no Amapá. In. 1º Simpósio Sudeste da ABHR / 1º Simpósio Internacional da ABHR. Anais. São Paulo, 2013. v. 1. p. 581-592. 15 2018 - jul - dez ANO 3 | N. 4 | p. 1 – 17 |ISSN1981-0326 ______. Religiosidades do Amapá: entre o Catolicismo e as Religiões Afro-brasileiras. Revista Terceira Margem Amazônia, Manaus; v. 2, p. 87-98, 2017. AMAPÁ. Portal do Governo do Estado do Amapá. Disponível em <http://www.ap.gov.br/amapa/site/paginas/historia/indios.jsp>. Acessado em 14 nov. 2013. BOYER, Véronique. Passado Português, presente negro e indivisibilidade ameríndia. O caso de Mazagão Velho, Amapá. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro; v. 28, n. 2, p. 11-29, 2008. CANTO, Fernando. A Água Benta e o Diabo. Macapá-AP: Fundação Cultural do Amapá – FUNDECAP, 1998. CORDOVIL, Daniela. Religiões de matriz Africana do Pará. Entre a política e o ritual. Paralellus, Campinas, n. 5, p. 59-73, 2012. CROATO, José Severino. A descrição do símbolo. In._____. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. Tradução de Carlos Maria Vásques Guttiérre. 3º ed. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 81-124. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010. Censo Demográfico, 2010. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/pesquisa/23/22107>. Acessado em: 02 mar. 2015. _____. População estimativa 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ ap/panorama> Acessado em 29 set. 2017. JACKSON, Alci. A Cultura Negra no Amapá: história, tradição e políticas públicas. Macapá- AP: Editora Lê Arte, 2014. LIMA, Wanda da Silva Ferreira, Ciclo do Marabaixo: permanência e inovações de uma festa cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. LUNA, Verônica Xavier. Entre o Porteau e o Volante: africanos redesenhando a Vila de São José de Macapá – 1840-1856. Dissertação (Mestrado em História do Brasil). Universidade Federal do Piauí, Teresinha-PI, 2009. AZEVEDO, Thomé (roteiro e direção). Marabaixo: ciclo de amor, fé e esperança (documentário). Prefeitura Municipal de Macapá, Amapá. 2008. CD-ROM. MONTORIL, Nilson. Maracima, Marabaixo: de ladrão em ladrão a saga de uma nação. Macapá- AP: Confraria Tucujú, 2004. 16 2018 - jul - dez ANO 3 | N. 4 | p. 1 – 17 |ISSN1981-0326 OLIVEIRA, Anderson Machado de. Devoção Negra: santos preto e catequese no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2008. _____. Santos Preto e Santos de Preto: os Carmelitas e os Pretos Minas no Rio de Janeiro setecentista. In. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico e RODRIGUES, Elisa (org.) Experiências e interpretações do sagrado: interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos. São Paulo: Paulinas, 2012. PEREIRA, Nunes. Shairé e Marabaixo: Tradições da Amazônia. Recife: Massagana, 1989. PEREIRA. Decleoma Lobato. O Candomblé no Amapá: história, memória, imigração e hibridismo cultural. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2008. REINALDO, Lucilene. Irmandades e devoções de africanos e crioulos na Bahia setecentista. Histórias e experiências atlânticas. In. Stockholm Review of Latin American Studes, Estocolmo, 2009. SALLES, Vicente. O negro no Pará: sob regime da escravidão. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Serv. de Publicação [e] Univ. Federal do Pará, 1971. SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá. 2 ed. Macapá-AP: Valcan, 1994. SOARES, Marcelo André e RODRIGUES, Maria Emília Brito. Amapá: vivendo a nossa história. História Regional, 5º ano. Curitiba-PR. Base Editorial, 2011. SOUZA, Marina de Mello e. Batalhas rituais centro-africanas e o catolicismo negro no Brasil. In. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico e RODRIGUES, Elisa (org.). Experiências e interpretações do sagrado: interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos. São Paulo. Paulinas, 2012. _____. Catolicismo Negro no Brasil: santos e minkisi, uma reflexão sobre miscigenação cultural. Afro-Ásia. 28 (2002), p. 125-146. _____. Reis do Congo no Brasil, século XVIII e XIX. Revista de História, São Paulo, n. 152 p. 79-98, 2005. TURNER, Victor. Os símbolos no ritual Ndembu. In._____. Florestas de símbolo: aspectos do ritual Ndembu. Tradução Paulo Gabriel H. da Rocha Pinto. Niterói-RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005. p. 49-68. VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo: dança Afrodescendente, significando a identidade étnica do negro amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
Resumo: Este trabalho se propôs a investigar expressões de religiosidades afro-brasileiras na Amazônia Amapaense. Para tanto, analisou-se uma manifestação cultural e religiosa ligada a população afrodescendente do Estado do Amapá, a saber, o Ciclo do Marabaixo. Assim, aliou-se pesquisa bibliográfica e de campo através do método etnográfico. Constatou-se, dessa forma, que o Marabaixo em Macapá, por reunir momentos lúdicos e religiosos como parte de um só ritual, não depender do aval da igreja para acontecer e imprimir, na devoção, elementos afro-brasileiros como o tambor, a dança, entre outros configura-se, como expressão do catolicismo negro na Amazônia. A relevância desse estudo está em reconhecer que traços da religiosidade afro-brasileira não se restringem às religiões de terreiro, como também, em valorizar o legado da população afrodescendente na religiosidade da população do estado do Amapá e de ampliar o conhecimento disponível sobre expressões de religiosidade afro-católica na Amazônia. Palavras-chave: Religiosidade; Marabaixo; Catolicismo Negro.
Abstract: This work aims to investigate expressions of Afro-Brazilian religiosity in Amapa-Amazon. For that, a cultural and religious manifestation related to the afrodescendant population of the State of Amapa was analyzed, namely, the Marabaixo Circuit. Thus, allied bibliographic and field research through the ethnographic method. It was thus found that the Marabaixo in Macapa, for bringing together ludic and religious moments as part of a single ritual, did not depend on the approval of the church to happen and print, in devotion, Afro-Brazilian elements such as the drum, the dance, among others, is an expression of black Catholicism in the Amazon. The relevance of this study is to recognize that traces of Afro- Brazilian religiosity are not restricted to stage religions, but also to value the legacy of the Afro-descendant population in the religiosity of the population of the State of Amapa and to increase the available knowledge about expressions of religiosity Afro-Catholic in the Amazon. Keywords: Religiosity; Marabaixo; Black Catholicism.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2660
ISSN: 1981-0326
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