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Título: Contribuições da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na educação infantil
Autor(es): Lima, Rosanilda Araújo de Oliveira
Palavras-chave: Educação Infantil;Linguagem oral;Brincar de faz de conta
Data do documento: 18-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo é decorrente de um relato de experiência sobre um conjunto de atividades desenvolvidas por uma professora e suas crianças de quatro e cinco anos, do 1° Período da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na Zona Leste da cidade de Manaus. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo ampliar de maneira significativa a linguagem oral das crianças da turma de referência, por meio da brincadeira de faz de conta inserida na rotina diária de atividades das crianças. Como resultados, destacamos uma maior interação das crianças entre si, tendo a linguagem oral como mediadora desse processo ao representarem seus papéis nas brincadeiras; a ampliação do vocabulário das crianças, que foi enriquecido mediante o brincar; e a garantia de espaços, tempos e recursos para que a brincadeira de faz de conta acontecesse diariamente, o que impactou diretamente no exercício e na qualidade dos diálogos protagonizados pelas crianças.
Abstract: This article is the result of an experience report about a set of activities developed by a teacher and her four and five years old children, from the 1st Period of Early Childhood Education, at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), located in the Eastern Zone of the Manaus city. The activities developed had the objective of significantly expanding the oral language of the children ninthe reference group, through the play of a make-believe game inserted in the children’s daily routine of activities. As results, we highlight a greater interaction of the children among themselves, having the oral language as mediator of this process when representing their roles in the games; the expansion of children’s vocabulary, which has been enriched by playing; and the guarantee of spaces, times and resources soth at the make-believe game could happen daily, which directly impacted the exercise and the quality of the dialogues carried out by the children.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2657
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