DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2656
Título: A construção do jogo e material concreto como atividades lúdicas para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos (eja)
Autor(es): Amorim, Maria Mirley Alves de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Ensino;Jogos;Aprendizagem
Data do documento: 13-Set-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente relato de experiência pedagógica resultou de uma pesquisa realizada na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela professora de Matemática e os alunos das três turmas de 5ª fase no turno noturno, onde teve uma ação pedagógica com um público específico, definido por sua faixa etária e, principalmente por uma identidade delineada por traços de exclusão sociocultural. A discussão desse relato se volta para as demandas e as contribuições do ensino da Matemática, destinados a esse público, nas quais encontramos alunos com dificuldades na aprendizagem. Dessa forma, inserindo o ensino por meio de jogos e de materiais concretos como um recurso alternativo para uma reflexão de natureza teórica, prática e proporcionando significação da Matemática ensinada e aprendida na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados obtidos foram bem significativos quanto à viabilidade do uso de jogos e de materiais concretos como recursos didáticos na construção do conhecimento dos alunos, uma vez que, quando convenientemente planejados pelo docente, poderão ser um recurso valioso no processo de ensino e aprendizagem na Matemática.
Abstract: The present report of pedagogical experience was carried out by a Mathematics teacher and the series of the three groups of the 5th phase in the night shift, had a pedagogical action with a specific public, right by its age group and, mainly by an identity delineated by traits of sociocultural exclusion. The proposal of this issue demands the teaching of the teaching, in the issue of demand, the need for and the teaching of the teaching, in which. Thus, the secondary education of games and concrete materials as an alternative resource for a practice of theoretical, practical and meaningful nature of Mathematics taught and learned in the Education of Young and Adults. The results obtained were much greater as to the viability of the use of games and concrete materials as didactic resources in the construction of the students’ knowledge, instead, when appropriately planned by the teacher, as being a valuable resource in the teaching of learning in Mathematics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2656
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons