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Título: Reflexões Steinianas: entre a natureza divina e o protagonismo social do feminismo na Amazônia
Título(s) alternativo(s): Steinianas reflections: between the divine nature and the social protagonism of the feminine in the amazon
Autor(es): Silva, Adson Manoel Bulhões da
Palavras-chave: Vocação;Mulher;Ser Feminino;Protagonismo Social
Data do documento: 13-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BELLO, Ângela Ales. A antropologia filosófica de Edith Stein e o mundo contempo-râneo. Trad. Jacinta Turolo Garcia. São Paulo: UNIFAI, 05 a 09 out. 2009. Palestra rea-lizada por ocasião da Semana de Filosofia. ______. A Fenomenologia do ser humano: traços de uma filosofia no feminino. Bauru: EDUSC, 2000. DOSSIÊ: DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA REGIÃO NORTE 127 ANO 3 | N. 3 | 2018-1 (JAN-JUN) ISSN 1981-0326 | PP. 108-128 ______. Edith Stein o dell’armonia. Esistenza, Pensiero, Fede. Roma: Edizioni Stu-dium, 2009. BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 6º ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. FABRETTI, V. Uma vida por amor. Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein). São Paulo: Paulinas, 1995. GARCIA, Jacinta Turolo. Edith Stein e a Formação da Pessoa Humana. 2º ed. São Paulo: Edições Loyola, [s.d.]. HUANACUNI, Fernando. “Cosmovisión andina: Tierra y territorio – autodeterminación de los pueblos”. In: Sariri-Caminante de los Andes, junio 2007. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censos, 2009 e 2014. JOÃO PAULO II. Carta do Papa João Paulo II às mulheres. 3º ed. São Paulo: Paulinas, 2005. ______. A Dignidade e a Vocação da Mulher: Carta apostólica de João Paulo II. 5.ed. São Paulo: Paulinas, 2001. LUDOVICO, Isabelle. O resgate do feminino: a força da sensibilidade e ternura em homens e mulheres. São Paulo: Mundo Cristão, 2010. PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. RAGO, Margareth. “As Mulheres na Historiografia Brasileira”. In: SILVA, Zélia Lopes da (org.). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: Editora da Unesp, 1995. SOUZA, Anervina. As Lendas Amazônicas em Sala de Aula: Apropriação da cultura e formação sociocultural das crianças na interpretação do ser sobrenatural. Manaus: Editora Valer, 2011. STEIN, Edith. A ciência da cruz: estudos sobre são João da Cruz. São Paulo: Loyola 2004. ______. A Mulher: Sua missão segundo a natureza e a graça. Tradução de Alfred J. Keller. Bauru: EDUSC, 1999. ______. La estructura de la persona humana. Madrid: Biblioteca de Autores Cristia-nos, 2002. ______. Na força da cruz. 2º ed. São Paulo: Cidade Nova, 1987.
Resumo: Este trabalho busca esclarecer uma doutrina de formação especificamente feminina, no que diz respeito à vocação natural da mulher, seu empoderamento e protagonismo social na Amazônia, destacando a formação da mulher, perante o seu ser natural e social e en-volvendo questões feministas, que, por sua vez, insiste em entender a mulher apenas como um ser predominantemente social. Com isso, a mulher sufoca a sua vocação natural de ser mãe e esposa para atuar socialmente, descaracterizando-se enquanto mulher e assu-mindo uma postura masculina diante da sociedade, do mercado de trabalho e até mesmo da família. Ao deixar a sua vocação materna, a mulher torna-se cada vez mais ativa na profissão ou no meio no qual está inserida profissionalmente. No entanto, a sua verdadeira vocação é a de ser companheira do homem e coração da família. Stein (1999) trata da relação da alma feminina com o mundo moderno, no que se refere à própria concepção de entendimento do ser feminino e da pessoalidade da mulher. Mostra que a mulher pode ganhar espaço no mercado e na sociedade, sendo profissional competente e respeitada, sem necessariamente ter que se descaracterizar. A abordagem steiniana do assunto, antes de ter a pretensão de impor uma verdade, busca dialogar séria e abertamente com outros posicionamentos a respeito do assunto. Palavras-chave: Vocação natural da mulher; Ser feminino; Protagonismo social.
Abstract: This work searches for clarifying a doctrine of specifically female formation, with regard to the natural vocation of women, their empowerment and social protagonism in the Am-azon, highlighting the women's formation, before their natural and social being and in-volving feminist issues, which, for in turn, insists on understanding the woman only as a predominantly social being. With this, the woman suffocates her natural vocation of being a mother and a wife to act socially, mischaracterizing herself as a woman and assuminga masculine attitude towards society, the labor market, and even the family. By leaving her motherly vocation, the woman becomes more and more active in the profession or in the environment in which she is inserted professionally. However, her true vocation is to be a companion to the man and heart of the family. Stein (1999) deals with the relation of the feminine soul to the modern world, with regard to the very concept-tion of under-standing of the feminine being and the personality of the woman. It shows that women can gain space in the market and in society, being a competent and respected professional, without necessarily having to be mischaracterized. The Steinian approach to the subject, before attempting to impose a truth, seeks to dialogue seriously and openly with other positions on the subject. Keywords: Natural vocation of woman; Feminine being; Social protagonism.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2653
ISSN: 1981-0326
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