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Título: Presentes e invisíveis: os kardecistas em Parintins e a trajetória do Centro Espírita Anna Prado
Título(s) alternativo(s): Present yet invisible: kardecists in Parintins and the path of the Anna Prado Spiritist Center
Autor(es): Souza, Ian Carlos Reis
Silveira, Diego Omar da
Palavras-chave: Religiões;Parintins;Espiritismo
Data do documento: 22-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARRETO, Paulo (João do Rio). As religiões no Rio. Rio de Janeiro/ Paris: H. Garnier Livreiro-Editor, s/d. CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Católicos, Protestantes, Espíritas. Petró-polis: Vozes, 1973. CERQUA, Dom Arcângelo. Clarões de Fé no Médio Amazonas. 2º ed. Manaus: Pro-Graf, 2009. DOSSIÊ: DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA REGIÃO NORTE 151 ANO 3 | N. 3 | 2018-1 (JAN-JUN) ISSN 1981-0326 | PP. 140-152 CUPERTINO, Fausto. As muitas religiões dos brasileiros. 4º ed. Rio de Janeiro: Civi-lização Brasileira, 1976. DEL PRIORE, Mary. Do outro lado. A história do sobrenatural e do espiritismo. São Paulo: Planeta, 2014. EVANGELISTA, Sheila Izolete Mendes. O arraial do espiritismo: a médium Anna Pra-do, positivistas, espíritas e católicos em Belém (1918-1923). Dissertação (mestrado em História). Belém: UFPA, 2012. GIUMBELLI, Emerson. “Heresia, doença, crime ou religião: Espiritismo no discurso de médicos e cientistas sociais”. In: Revista de Antropologia. São Paulo: USP, v. 40, n. 02, 1997. pp. 31-82. ______. “Nação espírita. Embora tenha nascido na França, a religião de Kardec encontrou no Brasil sua verdadeira pátria”. In: Revista de História. Rio de Janeiro: Biblioteca Na-cional, n. 33, junho de 2008. LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo. “Espiritismo no Brasil”. In: Cadernos CERU. São Paulo: CERU-USP, série 2, v. 19, n. 2, dezembro de 2008. pp. 171-185. LEWGOY, Bernardo. “Incluídos e letrados – reflexões sobre a vitalidade do espiritismo no Brasil atual”. In: MENEZES, Renata; TEIXEIRA, Faustino (org.). As religiões do Brasil. Continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. pp. 173-188. ______. “A contagem do rebanho e a magia dos números – Notas sobre o espiritismo no Censo de 2010”. In: MENEZES, Renata; TEIXEIRA, Faustino (org.). Religiões em Mo-vimento: o Censo de 2010. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2013. pp. 191-202. MAGALHÃES, Samuel Nunes. “A excepcional mediunidade de Anna Prado”. In: MON-TEIRO, Eduardo Carvalho (org.). Anuário Histórico Espírita. São Paulo: Madras: União da Sociedade Espírita, 2004. pp. 103-128. ______. Anna Prado. A mulher que falava com os mortos. Brasília: Federação Espírita Brasileira, 2012. MONTERO, Paula. “Religiões e dilemas da sociedade brasileira”. In: MICELI, Sergio (org.). O que ler na Ciência Social Brasileira (1970-1995). São Paulo: Sumaré/ AN-POCS; Brasília: Capes. 1999. Volume 1. MONTES, Maria Lucia. As figuras do Sagrado. Entre o público e o privado na religio-sidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012. PEREIRA, Alexandre. “O espiritismo no Brasil e o Censo”. In: BINGEMER, Maria Clara DOSSIÊ: DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA REGIÃO NORTE 152 ANO 3 | N. 3 | 2018-1 (JAN-JUN) ISSN 1981-0326 | PP. 140-152 Lucchetti; ANDRADE, Paulo Fernando Carneiro (org.). O Censo e as Religiões no Bra-sil. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Reflexão, 2014. pp. 181-190. PIERUCCI, Antonio Flávio. “As religiões no Brasil”. In: GAARDER; HELLERN & NO-TAKER. 2000, op. cit. pp. 300-323. ______. “Religiões no Brasil”. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (org.). Cidadania, um projeto em construção. Minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012. pp. 60-69. ______; PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religiões no Brasil. Religião, so-ciedade e política. São Paulo: HUCITEC, 1996. PRANDI, Reginaldo. Os mortos e os vivos. Uma introdução ao espiritismo. São Paulo: Três Estrelas, 2012. SAUNIER, Tonzinho. Parintins. Memória dos acontecimentos históricos. Manaus; Edi-tora Valer: Governo do Estado do Amazonas, 2003. SILVA FILHO, Luiz Carlos Souza da; SILVEIRA, Diego Omar. Construção do plura-lismo no campo religioso do município de Parintins, no Amazonas. Relatório de Pes-quisa (PAIC/FAPEAM). Parintins: UEA/FAPEAM, 2015. SOUTO MAIOR, Marcel. Kardec. A biografia. 4º ed. São Paulo: Record, 2013. SOUZA, Nilciana Dinely de. O processo de urbanização da cidade de Parintins (AM): evolução e transformação. Tese (doutorado em Geografia). São Paulo: USP, 2013. SOUZA, Tadeu de. Missão Vila Nova. Parintins (dos jesuítas aos missionários do PIME). Manaus: João XXIII, 2003. STOLL, Sandra Jacqueline. Espiritismo à Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2003. ______. “Narrativas biográficas: a construção da identidade espírita no Brasil e sua frag-mentação”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo: USP, vol. 18, n. 52, 2004. pp. 181-199. ______. “Religião, ciência ou auto-ajuda? Trajetos do Espiritismo no Brasil”. In: Revista de Antropologia. São Paulo: USP, v. 45, n. 02, 2002. pp. 361-402.
Resumo: Parintins, cidade situada no médio-baixo Amazonas, como muitas outras cidades amazô-nicas, guarda ainda uma identidade fortemente católica. Conforme os dados do Censo De-mográfico de 2010 existem aqui apenas 54 indivíduos que se autodeclaram espíritas kar-decistas (0,05% da população total). Há, porém, fortes indícios de que essa doutrina já teve um número significativo de adeptos no local. Essa pesquisa buscou cobrir uma la-cuna, entendendo como um grupo que reunia a elite local e que foi responsável inclusive pela a existência de um jornal espírita – intitulado O Semeador – se dissolveu sem deixar uma memória institucional mais duradoura. Através das poucas fontes que falam da pre-sença dos espíritas na região, buscamos compreender como os kardecistas voltaram a se organizar a partir do ano 2000, inicialmente com um grupo de estudos e orações intitulado novamente “Amor e Caridade” e, após 2008, como uma associação filantrópica devida-mente registrada e que conta com uma sede – o Centro Espírita Anna Prado. Palavras-chave: Religiões; Parintins; Espiritismo; Anna Prado.
Abstract: Parintins is a town located in the mid-lower region of the Amazon river, and like many others, still holds a strong catholic identity. According to the 2010 Demographic Census, there are only 54 individuals who declare themselves kardecian spiritists in the location (0,05% of the total population). There are, however, strong indices that this doctrine has,in the past, had a significant number of adepts. This study sought to understand how a group composed by the local elite – which was even responsible for the existence of a local spiritist newspaper, entitled O Semeador –, was dissolved without leaving any sort of institutional long-term remembrance. Through the few sources that talk about the pres-ence of spiritists in the region, we sought to understand how kardecian spiritists began to reorganize themselves from the year 2000 onwards, initially as a study and prayer group, once again called “Amor e Caridade” and, after 2008, as a duly registered philanthropic association with a central office – the Centro Espírita Anna Prado. Keywords: Religions; Parintins; Spiritism; Anna Prado.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2652
ISSN: 1981-0326
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