DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Euler Conceição-
dc.contributor.authorMedeiros, Monica Xavier de-
dc.date.available2020-06-15-
dc.date.available2020-06-16T00:27:40Z-
dc.date.issued2018-02-25-
dc.identifier.citationMaria da Conceição Dutra Gomes. Entrevista concedida a Mônica Xavier de Medeiros e Euler Conceição Tavares. Duração de 50 m e 13 s./15 páginas. Parintins. 2017. Evandro Conceição Araújo. Entrevista concedida a Euler Conceição Tavares. Duração de 17 m e 2 s./5 páginas. Parintins. 2017. Referências Bibliográficas ALMEIDA, Paulo Roberto. “Dossiê História Oral: uma breve apresentação”. In: Revista Fênix. Revista de História e Estudos Culturais. Uberlândia: UFU, vol. 2, ano II, nº 2, abril/maio/junho, 2005. CERQUA, Arcângelo. Clarões de Fé no Médio Amazonas (A prelazia de Parintins no seu Jubileu de Prata). Manaus: ProGraf, 2009. CAMARGO, Cândido P. F., PIERUCCI, Antônio Flávio; SOUZA, B. M. “Igreja Católica de 1945-1970”. In: In: FAUSTO, Boris (org.). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III: O Brasil Republicano – 3º vol.: Sociedade e Instituições. São Paulo, DIFEL, 1985. pp. 343-380. FÁVERO, Osmar. Uma Pedagogia de Participação Popular: Análise da Prática Peda-gógica do MEB (1961 a 1966). Tese (doutorado). São Paulo: PUC, 1984. FERREIRA, Amauri Carlos; GROSSI, Yonne de Souza. “A narrativa na trama da subje-tividade: perspectivas e desafios”. In: Revista História Oral. 7, 2004, p. 41-59. GOMES, Maria da Conceição Dutra. A trajetória do Movimento de Educação de Base (MEB), na história do EJA no município de Parintins. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Parintins: Faculdade de Teologia e Educação da Amazônia, 2014. KADT, Emanuel. Católicos radicais no Brasil. Trad. de Maria Valentina Rezende e Maria Valéria Rezende. Brasília: UNESCO/MEC, 2007. PORTELLI, Alessandro. “História Oral e Poder”. In: Mnemosine. vol. 6, nº 2, 2010. DOSSIÊ: DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA REGIÃO NORTE 75 ANO 3 | N. 3 | 2018-1 (JAN-JUN) ISSN 1981-0326 | PP. 59-75 REVISTA ALVORADA 40 ANOS. Histórico. Parintins: Gráfica Moriá, 2007. SOUZA, Nilciana Dinely de. O processo de urbanização da cidade de Parintins (AM): evolução e transformação. Tese (doutorado em Geografia Humana). São Paulo: USP, 2013. Sites www.paulinas.org.br www.ejabrasil.com.br www.pucsp.br www.fgv.brpt_BR
dc.identifier.issn1981-0326pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2650-
dc.description.abstractThis paper approaches the actions carried out by the Catholic Church in popular education and culture, especially the work conducted by the Movimento Educação de Base – MEB (Basic Education Movement) in the municipality of Parintins between the 1970s and1990s. The movement focused on popular education and was founded by the National Conference of Bishops of Brazil (CNBB) in political articulation with the federal government in 1961. In Parintins, the MEB was implemented by Dom Arcângelo Cerqua, bishop of the diocese, after knowing about the project which was already being developed in the Northeast Region of Brazil. In the North, besides the municipality of Parintins, other popular education centers were inaugurated in the cities of Coari, Tefé and San-tarém. The purpose of these centers was to evangelize the rural populations in the Amazon region, teach literacy and to assist social, political and economic organization. MEB developed its activities through radio schools by using radio stations that belonged to the Catholic Church. Bibliographic research and Oral History were used in this study, with special emphasis given to interviews undertaken with two people who worked as coordinators and monitors for the MEB in the referred period. Keywords: Basic Education; Literacy; Rural worker; Parintins.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofMarupiara - Revista Científica do Centro de Estudos Superiores de Parintinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Basept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhador Ruralpt_BR
dc.subjectParintinspt_BR
dc.titleIgreja Católica e educação popular através do movimento de educação de base (MEB) no Município de Parintins nas décadas de 1970 A 1990pt_BR
dc.title.alternativeThe Catholic Church and popular education in the Movimento de Educação de Base (MEB) in the municipality of Parintins in the decades ranging from 1970 to 1990pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-16T00:27:40Z-
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.epage75pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage59pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como finalidade realizar uma abordagem das ações da Igreja Católica na educação e cultura popular, em especial, aos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB) no município de Parintins nas décadas de 1970 a 1990. Este movimento era voltado para a educação popular e foi fundado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em uma articulação política com o governo federal em 1961. No município de Parintins, o MEB foi implantado por Dom Arcângelo Cerqua, bispo da diocese, após ter conhecimento do projeto que já se desenvolvia no Nordeste. Na região Norte, além do município de Parintins abriram-se núcleos de educação popular nas cidades de Coari, Tefé e Santarém. Núcleos que tinham como objetivo evangelizar as populações rurais na Amazônia, alfabetizar e auxiliar na organização social, política e econômica. O MEB desenvolveu suas atividades através de escolas radiofônicas utilizan-do-se de emissoras de rádios pertencentes à Igreja Católica. Utilizou-se da pesquisa bibli-ográfica e da História Oral, dando ênfase às entrevistas realizadas com duas pessoas que trabalharam como coordenadores e monitores do MEB no período estudado. Palavras-chave: Educação de Base; Alfabetização; Trabalhador Rural; Parintins.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons