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Título: A Festa como espaço de interação na Obra Educativa Salesiana
Título(s) alternativo(s): The party as space of interaction in the Salesian educational work
Autor(es): Silva, Rosângela Siqueira da
Oliveira, Samara de Magalhães
Palavras-chave: Festa;Religiosidade;Pedagogia;Salesiana
Data do documento: 8-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AZZI, Riolando. Os salesianos no Brasil: à luz da história. São Paulo: Ed. Salesiana Dom Bosco, 1983. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. de Rogério Fernandes. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. CARNEIRO, Samara Magalhães. Pedagogia Salesiana de Dom Bosco e Educação Inclusiva. Tese (doutorado em Ciências da Educação). Asunción: Universidad Americana. Presencial y Virtual, 2015. GOMES, Rosangela S. A festa do boi-bumbá no Amazonas: instrumento pedagógico na composição e manutenção da identidade cultural do jovem amazônico. Dissertação (mestrado em Ciências da Religião). Goiânia: PUC-GO, 2010. SANTOS, Manoel Isaú Souza Ponciano dos. As escolas sob regime de internato e o sistema salesiano de educação: luzes e sombras na prevenção à violência em educação. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 2000. SCARAMUSSA, Tarcísio. O Sistema preventivo de Dom Bosco: um estilo de educação. 3º ed. São Paulo: Ed. Salesiana de Dom Bosco, 1984. SOUZA, M de Melo. E. Reis negros no Brasil escravista: História da festa de coroação do Rei do Congo. Belo Horizonte: UFMG. 2002.
Resumo: O presente artigo examina a característica da festa religiosa na base da proposta pedagó-gica salesiana no contexto da modernidade e de novos paradigmas nas relações indiví-duo/sociedade, bem como, a mobilidade religiosa de João Melquior Bosco, que aponta para ações e motivações no campo educacional que de algum modo tornam a percepção dos problemas sociais como problemas individuais. No âmbito da pedagogia Salesiana como uma educação de dimensão inclusiva que possui a função e a disposição embasadas em valores cristãos de afetividade que convergem para valorização integral da família, ainda hoje se constitui em um modelo profundamente importante no Brasil. E, de algum modo, afirmando que as dimensões entre as festas religiosas e a ação educativa contem-porânea influenciam profundamente a construção de novas identidades. Palavras chave: Festa; Religiosidade; Pedagogia Salesiana.
Abstract: This article examines the characteristic of the religious feast on the basis of the Silesiana pedagogical proposal in the context of modernity and new paradigms in the individual / society relations, as well as the religious mobility of João Melquior Bosco, which points to actions and motivations in educational field Which somehow make the perception of social problems as individual problems. In the context of Salesian pedagogy, as an edu-cation of an inclusive dimension, that is, the one that has the function and disposition based on Christian values, of affectivity that converge to the integral valorization of the family, is still a deeply important model in Brazil. And in some way we could say that the dimensions between contemporary religious festivals and educational action pro-foundly influence the construction of new identities. Keywords: Party; Religious; Salesian Pedagogy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2646
ISSN: 1981-0326
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