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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Josué Claudio de Melo-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-28T02:11:43Z-
dc.date.issued2008-06-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2641-
dc.description.abstractThe present work is dedicated the inquiry concerning the way as the citizen perceptions about the gender relations on didactic book of natural sciences in 2ª grade of basic studies in a Manaus ‘s school. For the accomplishment of the research it was opted to a qualitative boarding, since this if constitutes more in an investigated related boarding to the thematic one. The research meets subdivides at three distinct moments: the first moment if relates the theoretical recital of the research through, the theoretical picture from the main contributions of the scholars of the boarded subjects: In the relative recital to the sciences teach, one used the contributions of Marques, 2002; Carvalho, 2006 and Krasilchik, 2000, among others; For the relative recital the referring research to the didactic book used Megid Neto and Fracalanza, 2006; Razzini, 2005 and Zilberman, 1996, among others; How much the theoretical recital related the sort relations, emphasizes that this was carried through from the contributions of Barbosa, 2007; Pedro, 2005 and Casagrande and Carvalho, 2005. After that, it is emphasized that as the moment of the present research, that if relates the analysis of the data meets subdivides in three different stages: in the first one, an analysis of content of the messages is become fullfilled gifts in the didactic book; in the second stage, is realized a referring analysis to the visual elements presents on the book; the third stage is dedicated the analysis of the mental maps produced by the citizens; it is emphasized that the mental map if deals with one technique used in the apprehension of the citizen’s perceptions concerning determined thematic e, in the case of the present research, these apprehensions had been tied the form as the citizens of the research perceive the relations of sort from the didactic book of natural sciences. Had the way as the sort relations she has been frequently viewed from the didactic book, where generally one has observed men and women visualized from papers and spaces previously demarcated, the third and last moment of the present research is dedicated to the presentation of a proposal directed the formation of professors from one disciplines optional, with the objective to evidence alternative in boarding of the relations of sort from the didactic book of natural sciences of form democratic fairy and, through teachlearning. Key-words: Sciences Teaching. Didactic book. Gender Relations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectRelações de Gênerospt_BR
dc.titleA percepção do sujeito sobre as questões de gênero a partir do livro didático de Ciências Naturais da 2ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:11:43Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee2Campos, Manuel do Carmo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007655718659384pt_BR
dc.contributor.referee3Simonetti, Célia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514334296000649pt_BR
dc.contributor.referee4Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595744679366203pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é dedicado a investigação acerca da maneira como o sujeito percebe as relações de gênero a partir do livro didático de ciências naturais da 2ª série do Ensino Fundamental numa escola da rede municipal de ensino. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, visto que esta se constitui numa abordagem mais relacionada à temática investigada. A pesquisa encontra-se subdivida em três momentos distintos: o primeiro momento se relaciona a fundamentação teórica da pesquisa através da estruturação do quadro teórico a partir das contribuições dos principais estudiosos dos temas abordados: Na fundamentação relativa ao Ensino de Ciências, utilizou-se as contribuições de Marques, 2002; Carvalho, 2006 e Krasilchik, 2000, entre outros; Para a fundamentação relativa a pesquisa referente ao livro didático utilizou-se Megid Neto e Fracalanza, 2006; Razzini, 2005 e Zilberman, 1996, entre outros; Quanto a fundamentação teórica relacionada as relações de gênero, enfatiza-se que esta foi realizada a partir da contribuições de Barbosa, 2007; Pedro, 2005 e Casagrande e Carvalho, 2005. Em seguida, enfatiza-se o segundo momento da presente pesquisa, que se refere a análise dos dados encontra-se subdivida em três etapas diferentes: na primeira, realiza-se uma análise de conteúdo das mensagens presentes no livro didático; na segunda etapa, consubstancia-se uma análise referente aos elementos visuais presentes na obra; e a terceira etapa é dedicada a análise dos mapas mentais produzidos pelos sujeitos; frisa-se que o mapa mental se trata de uma técnica utilizada na apreensão das percepções dos sujeitos acerca de determinada temática e, no caso da presente pesquisa, estas apreensões estiveram vinculadas a forma como os sujeitos da pesquisa percebem as relações de gênero a partir do livro didático de ciências naturais. Devido a maneira como as relações de gênero tem sido freqüentemente retratadas a partir do livro didático, onde geralmente se tem observado homens e mulheres visualizados a partir de papéis e espaços previamente demarcados, o terceiro e último momento da presente pesquisa é dedicado à apresentação de uma proposta direcionada a formação de professores a partir de uma disciplina optativa, com o objetivo de evidenciar alternativa em abordagem das relações de gênero a partir do livro didático de ciências naturais de forma justa e democrática, através de processos igualitários de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Livro Didático. Relações de Gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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