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dc.contributor.authorRezende, Mara Regina Kossoski Felix-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-28T02:10:29Z-
dc.date.issued2008-03-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2640-
dc.description.abstractThis study a necessary dialogue between the Neurociência and the process has as focus teach-learning, but especificadamente the study of the brain, involving Ensino de Ciências of the eighth year of Basic Ensino, while possibility of dialogues and development of reflexiva one practical capable to contextualizar the cerebral contents. It was opted to a descriptive research of exploratório matrix, essentially, qualitative. For the attainment of the data interviews, questionnaires and applicability of a kit had been become fullfilled that composes the neuropedagógica box. The sample consisted of fifteen professors of particular and state schools that submitted to the resources offered in the neuropedagógico kit, potencializaram the capacity see-to learnreaprender and the possibility of the construction of the knowledge regarding the brain with differentiated resources. To these questionings, it was looked to reflect on the activity of the professors ahead of the process to teach to teach, to learn to teach, according to perspective of the Neurociência, in leading the new fields of studies and of the pedagogical knowledge. It was standed out that this passage of research of practical theory and determined throughout this dissertação reflection, matureness of ideas, complicity with the application of the instruments that composes the neuropedagógico kit and comprometimento in the action. Of this form, one concludes that the practical construction of one pedagogical one structuralized from dialogues between the Neurociência is possible and Ensino de Ciências, since the worked subjects had led to the reality of the daily one of the students in classroom For such, had crossed the thoughts of Almeida (1997), Valle and Capovilla (2004); Lent (2002); Zimmer (2004), Barbosa (2005, 2007); Olivier (2006); Restak (2006); Relvas (2005); Morin (2005); Steiner (1992,2000), Vygotsky (2001,2003), Ausubel (2003) and Wallon apud Caixeta (2007) that they had lead in them, in the evolution of its studies, to a more pleasant form of if understanding the cerebral process. Key-words: Learning. Education of Sciences. Neuroscience. Area of concentration: Formation of professors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA Neurociência e o Ensino-Aprendizagem em Ciências: um diálogo necessáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:10:29Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee2Garrett , Mirian Trindade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792355490631253pt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Thomaz Décio Abdalla-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975046249673640pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202286785568524pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco um diálogo necessário entre a Neurociência e o processo ensino-aprendizagem, mas especificadamente o estudo do cérebro, envolvendo o Ensino de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental, enquanto possibilidade de diálogos e desenvolvimento de uma prática mais reflexiva capaz de contextualizar os conteúdos cerebrais. Optou-se por uma pesquisa descritiva de cunho exploratório, essencialmente, qualitativa. Para a obtenção dos dados realizaram-se entrevistas, questionários e aplicabilidade de um kit que compõe a caixa neuropedagógica. A amostra constou de quinze professores de escolas particulares e estaduais que submetidos aos recursos oferecidos no kit neuropedagógico, potencializaram a capacidade de veraprender- reaprender e a possibilidade da construção do conhecimento a respeito do cérebro com recursos diferenciados. A esses questionamentos, procurou-se refletir sobre a atividade dos professores diante do processo de ensinar a ensinar, aprender a ensinar, segundo a perspectiva da Neurociência, nos conduzindo a novos campos de estudos e do conhecimento pedagógico. Ressaltou-se que esse percurso de pesquisa de teoria e prática determinou ao longo desta dissertação reflexão, amadurecimento de idéias, cumplicidade com a aplicação dos instrumentos que compõe o kit neuropedagógico e comprometimento na ação. Dessa forma, conclui-se que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada a partir de diálogos entre a Neurociência e o Ensino de Ciências, já que os assuntos trabalhados levaram à realidade do cotidiano dos estudantes em sala de aula Para tal, cruzaram-se os pensamentos de Almeida (1997), Valle e Capovilla (2004); Lent (2002); Zimmer (2004), Barbosa (2005, 2007); Olivier (2006); Restak (2006); Relvas (2005); Morin (2005); Steiner (1992,2000), Vygotsky (2001,2003), Ausubel (2003) e Wallon apud Caixeta ( 2007 ) que nos conduziram, na evolução de seus estudos, a uma forma mais prazerosa de se compreender o processo cerebral. Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino de Ciências. Neurociência. Área de concentração: Formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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