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dc.contributor.authorRocha, Sônia Cláudia Barroso da-
dc.date.available2020-05-16-
dc.date.available2020-05-28T02:07:45Z-
dc.date.issued2008-04-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2637-
dc.description.abstractWhereas schools and non-formal spaces has among its objectives to enable people to acquire scientific knowledge, this study aimed assess whether experiences of visits to non-formal spaces can configure itself as a strategy for improving the Teaching of Science, and if that assessment would enable the development of teaching resources to facilitate the use of public spaces by teachers and students from public schools. To this, set up a methodological path characterized by mixed approach since, worked up with quantitative and qualitative data, constructed from the techniques of: documentary analysis, observation (naturalist and participant), semi-structured interview and application the questionnaires. This journey enabled to assess that the visits to non-formal spaces, as have been carried out by schools in the municipal network, does not constitute as a strategy for the Teaching of Science in the initial years of elementary school because they are not made with this purpose . But when the visits are intentionally designed to teach science by using available resources within the non- formal space, and are well planned, considering the preparation of students, the completion of the visit and its conclusion with the systematization of knowledge built by students, the visit allows for higher learning of the conceptual content of Natural Sciences and motivate new learning, arousing greater interest of students in science. Besides that activities developed in a non-formal space with the natural environment can enable the formation of values of protecting the environment. Thus, it is believed that this work contributes to: 1) expand the knowledge built in the Teaching of Science and 2) resignified the use of non-formal spaces of Manaus to teach science in the early years of elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaços formaispt_BR
dc.subjectEspaços não-formaispt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.titleA escola e os espaços não-formais: possibilidades para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:07:45Z-
dc.contributor.advisor1Terán, Augusto Fachín-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Terán, Augusto Fachín-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.contributor.referee3Filho , Arlindo Serpa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6584420243553504pt_BR
dc.description.resumoConsiderando que escolas e espaços não-formais têm entre seus objetivos possibilitar às pessoas a aquisição do conhecimento científico, esse trabalho teve por objetivo avaliar se experiências de visitas em espaços não-formais podem configurar-se como uma estratégia de melhoria do Ensino de Ciências, e se essa avaliação possibilitaria a elaboração de recursos didáticos que facilitem a utilização desses espaços pelos professores e estudantes das escolas públicas. Para tanto, traçou-se um percurso metodológico caracterizado pela abordagem mista, uma vez que, trabalhou-se com dados quantitativos e qualitativos, construídos a partir das técnicas de: análise documental, observação (naturalista e participante), entrevista semi- estruturada e aplicação de questionários. Tal percurso metodológico possibilitou avaliar que as visitas aos espaços não-formais, da forma como têm sido realizadas pelas escolas da rede municipal, não se constituem como estratégia para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, porque não são realizadas com esse objetivo. Porém, quando as visitas são intencionalmente pensadas para ensinar ciências usando os recursos disponíveis no espaço não-formal, e são bem planejadas, considerando a preparação dos estudantes, a realização da visita e seu encerramento com a sistematização do conhecimento construído pelos estudantes, a visita possibilita maior aprendizagem dos conteúdos conceituais de Ciências Naturais e motivam novas aprendizagens, despertando maior interesse dos estudantes pela ciência. Além disso as atividades desenvolvidas em um espaço não-formal com ambiente natural pode possibilitar a formação de valores de proteção ao meio ambiente. Desse modo, acredita-se que esse trabalho contribui para: 1) ampliar o conhecimento construído na área do Ensino de Ciências e 2) ressignificar o uso dos espaços não-formais de Manaus para ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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