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Título: Pesquisa em Ensino de Ciências: proposta tecnológica para definição de projetos no contexto do programa de apoio à iniciação científica
Autor(es): Ferreira, Rosilene Gomes da Silva
Orientador(es): Santos, Elizabeth da Conceição
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Projetos de pesquisa;Iniciação Científica;Formação de professores;Sistemas de informação
Data do documento: 20-Jun-2008
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: No estágio atual do Ensino de Ciências podem ser destacados três fatos importantes. Em primeiro lugar, apesar do desenvolvimento do Ensino de Ciências como área do conhecimento com corpo teórico e metodologia próprios, as novas tendências não são incorporadas automaticamente à formação dos professores que, por exemplo, não são estimulados a pesquisar. Em segundo lugar, o grande volume de pesquisas em Ciências em geral, e em Ensino de Ciências em particular, não têm orientado a busca por soluções de ensino, frente aos problemas encontrados, propondo abordagens alternativas e até mais adequadas para a realidade da região amazônica. Em terceiro lugar, o uso da tecnologia da informação tem mostrado amplas possibilidades pedagógicas, tanto para armazenamento, quanto para processamento de dados, porém não há garantias de que a presença física do recurso tecnológico leve a avanços imediatos no ensino se os atores envolvidos (professores, alunos, gestores) não têm o domínio do potencial deste recurso. Observar a maneira pela qual uma possível integração pesquisa-ensino poderia influir na percepção e solução dos problemas cotidianos do Ensino de Ciências norteou a pesquisa atual. Assim, foram analisados projetos do Programa de Fomento à Iniciação Científica (PROFIC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na área do Ensino de Ciências e entrevistas com professores da rede estadual de ensino da cidade de Manaus. Considerando que os bolsistas destes projetos eram professores em formação de diversas licenciaturas, os problemas levantados nestes projetos puderam ser confrontados com as visões que os professores de Ciências selecionados tinham de sua própria prática pedagógica. A análise destes dados mostrou muita concordância sobre o que era percebido como dificuldade por pesquisadores e professores. Com a intenção de propor alternativas para uma maior integração entre a pesquisa e o ensino, o estudo atual sugeriu diretrizes para que, com a definição dos temas não contemplados, os projetos de pesquisa para a Iniciação Científica fossem mais integrados à realidade local. Como ferramenta para estimular e reordenar estes trabalhos é apresentado um sistema computacional para integrar e difundir pesquisas em Ensino de Ciências no Amazonas, denominado SIPEC- AM.
Abstract: In the current stage of the teaching of Sciences, three facts may be emphasized. First, despite the development of the teaching of Sciences as an area of expertise with its own theory and methodology, new trends are not automatically incorporated into the training of teachers who, for example, are not encouraged to search. Secondly, the large volume of research in science in general and in teaching of Science, in particular, has not driven the search for solutions to problems facing education, offering approaches not always suited to the reality of the Amazon region. Thirdly, the use of information technology has shown ample educational opportunities, both for storage and for data processing, but there are no guarantees that the physical presence of the hardware leads to immediate advances in education if teachers, students and administrators do not dominate this technological resource. This research investigated how a potential integration research-education could influence the perception and solution of the diary problems of teaching of Sciences. So, following objects were defined for analysis: scientific research program (PROFIC) developed by scholarship students of the University of the State of Amazonas (UEA), within the area of teaching of Sciences, and interviews with teachers of the public schools in the city of Manaus. These scholarship students were teachers in training in various degrees, and the issues raised in these projects could be faced with the point of view of Sciences` teachers about their own pedagogical practice. Analysis of these data showed much agreement on what was perceived as a difficulty for researchers and teachers. To improve integration between research and teaching, the study suggested guidelines for educational topics not covered in current researches. Research projects from undergraduate students would be more integrated with local reality. A computational system is presented as a tool to stimulate and reorder this work to integrate and disseminate research in teaching Sciences: the so-called information system on research in teaching in Sciences at Amazonas (SIPEC- AM).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2635
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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