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dc.contributor.authorTrevisan, Patrícia Farias Fantinel-
dc.date.available2020-05-15-
dc.date.available2020-05-28T02:04:34Z-
dc.date.issued2008-11-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2633-
dc.description.abstractThis essay aims to understand how to deal with Science teaching for deaf students of elementary school initial grades and how a computerized resource can be created and used for improving it in the pedagogical practice of teachers, from the use of educative qualities provided by the media language. This research has had four moments. At the first moment, there is a reflection about the deafs´ language, the scientific concepts and the educational software. At the second moment, we improve the development of the research, from the quantitative and qualitative research, legitimized through the techniques of content, observation and interview analyses. The research has focused on the contrastive analyses of three Science educational softwares and in the practice and speech of Sciences teachers of deaf children of a oralist school and a socio-integrationist school. At the third moment, we present the results, which demonstrate that the educational softwares concerning scientific concepts of Science are not appointed for deaf students. The educational softwares, as do the teachers, work on the scientific concepts in a traditional, mechanical and labeled way, not giving the deaf students the opportunity to build their thoughts. Front to these checks, on the fourth moment, we generate a prototype of an educational software, making use of the signs language and the Portuguese language, to work on scientific concepts with deaf students, based on a socio-integrationist view of the deafness, trough a flexible net of concatenated knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectConceitos científicospt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências para surdos através de Software Educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:04:34Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga , Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee3Sá , Nídia Regina Limeira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8473111089898117pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7379790866352318pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a compreender como se dá o ensino de Ciências para alunos surdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e como um recurso informatizado pode ser criado e utilizado para otimizá-lo na prática pedagógica de professores, a partir do aproveitamento das qualidades educativas proporcionadas pela linguagem midiática. Esta pesquisa teve quatro momentos. No primeiro momento, refletimos sobre a linguagem dos surdos, os conceitos científicos e o software educacional. No segundo momento, otimizamos o percurso da pesquisa, a partir da pesquisa quanti-qualitativa, legitimada através das técnicas de análise de conteúdo, observação e entrevista. A pesquisa centrou-se na análise contrastiva de três softwares educacionais de Ciências e na prática e fala dos professores de Ciências de surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola oralista e uma escola sócio- interacionista. No terceiro momento, apresentamos os resultados, os quais demonstraram que os softwares educacionais que trabalham conceitos científicos de ciências não são designados para estudantes surdos. Os softwares educacionais, também como os professores, trabalham os conceitos científicos de Ciências de forma tradicional, mecânica e por rótulos, não dando oportunidade do estudante surdo estruturar seu pensamento. Diante dessas verificações, no quarto momento, geramos um protótipo de um software educacional, fazendo uso de língua de sinais e da língua portuguesa, para trabalhar conceitos científicos com estudantes surdos, fundamentado em uma visão sócio-interacionista de surdez, através da rede flexível de conhecimento articulados e concatenados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqCienciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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