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Título: Estágio docente na formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia
Autor(es): Pereira, Waldileia do Socorro Cardoso
Orientador(es): Ghedin, Evandro
Palavras-chave: Estágio docência;Ensino de Ciências;Pedagogia universitária;Formação docente
Data do documento: 2-Out-2009
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia, qual teve como objetivo geral fazer uma análise do processo de estágio docente realizado neste curso na Universidade do Estado do Amazonas, nas turmas dos anos de 2006 e 2007. A pretensão é contribuir para formação de professores mestres para o ensino de Ciências. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: 1) discutir o desenvolvimento e organização da pós-graduação em Ensino de Ciências na Amazônia destacando a estrutura do curso de mestrado em Ensino de Ciências; 2) refletir sobre o processo de formação e estágio-docência na pósgraduação pontuando as dificuldades e possibilidades na construção do conhecimento necessário á pedagogia universitária; 3) discutir a concepção dos sujeitos da pesquisa sobre o estágio, a pós-graduação, a docência e a universidade no desenvolvimento profissional, observando também os relatórios de estágio dos mestrandos. O problema focalizado trata-se do processo de construção do conhecimento pelos mestrandos, a partir das relações que se estabelecem entre os elementos que estão presentes no momento do estágio, especialmente para os mestrandos que não são graduados na área de Ciências. Trata-se de uma análise com abordagem qualitativa onde buscamos observar o problema focalizando seus desdobramentos, sem perder de vista as diferentes dimensões que o constituem e as relações estabelecidas entre o fato e os sujeitos selecionados para pesquisa. Esta se justifica na importância do estágio na construção identitária do professor, visto que, coloca em foco o processo de construção do conhecimento. Evidencia a possibilidade e necessidade do diálogo constante, entre o que se produz na universidade e o que vivenciamos fora dela enquanto sujeitos históricos em formação constante. É fato que somos sujeitos habituados não somente ao mundo acadêmico, mas, coexistimos entre o trabalho/sobrevivência/sentimentos/conhecimento na tentativa de “ser mais”. Como resultado dessa investigação, apresentamos uma proposta de equivalência entre as disciplinas definidas para realização do estágio e a área de origem dos mestrandos, de maneira que isso possa facilitar a re-significação dos conhecimentos práticos e teóricos qualificando-os para a docência superior.
Abstract: This work is result of research realized at Profissional Master’s degree in Amazon Science Teaching at Amazon University of State. The general objective, was make analyses upon teachers training process in 2006 and 2007 classroom. The pretension is contribute to teachers’ formation at Amazon Science teaching master degree. Others objectives that orientated the research was: 1) to discuss about the development and organization of Pós-graduate in Science teaching at the Amazon observing the structure of master degree course in Science Teaching; 2) To reflect about the formation process and teachers training at master degree punctuating difficult and possibility in construction process of knowledge necessary for university pedagogy; 3) to discuss about people defined for research, conception of university, Pósgraduation, teachers training and pedagogical practice thus remarking the students supervised teaching practice report. The problematic source is the student’s process of knowledge construction including all elements present at teachers training moment and its relations, especially for the students that are not graduated in Science. This is qualitative analyses and we try to see the problem in differents dimensions with its relations between facts and people defined for the research. The subject is justified for its importance for teachers identify construction. Turn evident the possibility and necessity of constant dialogue between scientific knowledge produced in the university and what we live outside as people in constant historic formation process. Is a fact that we are habituated with work, survival, feelings and knowledge trying “to be more”. The result of this investigation is a proposal that introduce a equivalence between the disciplines for teachers training and his initial formation, this can possibility a re-signification of theorist and technical knowledge preparing the teachers for the university pedagogy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2631
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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