DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2628
Título: Elementos da floresta e Ensino de Ciências na Amazônia: proposta metodológica para ensinar Ciências na área rural amazônica
Autor(es): Alcântara, Maria Inez Pereira de
Orientador(es): Terán, Augusto Fachin
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Amazônia;Floresta
Data do documento: 22-Mai-2008
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Pesquisa realizada em uma Escola Municipal, localizada no perímetro rural do Município de Manaus Estado do Amazonas, com o propósito de investigar sobre as possíveis contribuições dos elementos bióticos e abióticos como recursos didáticos para o ensino de ciências, no processo ensino-aprendizagem na Amazônia. O problema que lhe deu origem foi a docência com professores que desenvolvem suas práticas pedagógicas em escolas localizadas na zona rural e as reivindicações destes por recursos didático para o Ensino de Ciências. Foi utilizada a abordagem qualitativa, com base nos pressupostos do Método de Investigação do Meio. Como técnica, recorreu-se à observação, roteiro de entrevista e análise documental. Além disso, foram realizadas e convalidadas atividades com uma turma de 27 crianças, e um professor do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Obteve-se, como resultado, a elaboração de três artigos. O primeiro refere-se à Amazônia como um laboratório natural para Ensino de Ciências. O segundo retrata a maneira de como as práticas pedagógicas de Ensino de Ciências são desenvolvidas na área rural Amazônica. O terceiro capítulo aborda-se às formas como os professores utilizam os recursos para o Ensino de Ciências na área Rural Amazônica. Em conseqüência dessa pesquisa, elaborou-se uma proposta metodológica intitulada: Elementos da Floresta e o Ensino de Ciências na Amazônia: Proposta Metodológica para Ensinar Ciências na Zona Rural Amazônica. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Amazônia, Elementos da floresta, recursos didáticos.
Abstract: Research accomplished in a Municipal School, located in the rural perimeter of the Municipal district of Manaus States of Amazon, with the purpose of investigating on the possible contributions of the elements biotics and abiotics as didactic resources for the teaching of sciences, in the process teaching-learning in Amazon The problem that gave it origin went to academician with teachers that develop its pedagogic practices in schools located in the rural zone and the revindications of these for didactic resources for the Teaching of Sciences. The qualitative approach was used, with base in the presuppositions of the Method of Investigation of the Middle. As technique, was fallen back upon the observation, interview route and documental analysis. Besides, they were accomplished and authenticated activities with a group of 27 children, and a teacher of the second year of the second cycle of the Fundamental Teaching. It was obtained, as result, the elaboration of three goods. The first refers to Amazon as a natural laboratory for Teaching of Sciences. The second portrays the way of as the pedagogic practices of Teaching of Sciences they are developed in the Amazon rural area. The third chapter is approached to the forms as the teachers they use the resources for the Teaching of Sciences in the Amazon Rural area. In consequence of that research, an entitled methodological proposal was elaborated: Elements of the Forest and the Teaching of Sciences in Amazon: Methodological proposal to Teach Sciences in the Amazon Rural Zone. Word-key: Teaching of Sciences, Amazon, Elements of the forest, didactic resources.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2628
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elementos da Floresta e Ensino de Ciências - proposta metodológica.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons