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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguinaga, Maria de Los Angeles Olortegui-
dc.date.available2020-05-12-
dc.date.available2020-05-15T04:12:33Z-
dc.date.issued2010-03-06-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2625-
dc.description.abstractIn addressing the topic Sexual Orientation, we seek to consider sexuality as something inherent to life and health that is expressed in humans over their physical, psychological, social and spiritual, through the right to enjoyment and exercise of sexuality with respect and dignity. This study aimed to identify the extent to which cross-thematic approach to sexual orientation using the strategy of educational workshops, influenced by the knowledge and attitudes to prevent sexual violence and pedophilia on the Internet, students in a public school in the city of Itacoatiara interior of Amazonas. For this purpose were assessed 122 students, 63 men and 59 women, aged 11 to 14 years. Were used as instruments for data collection, the likert scale of attitudes and knowledge of two questionnaires, fabricated and validated. The first relates to the concepts of sexuality and gender relations and the second related to the concepts of sexual abuse and pedophilia on the Internet. The instruments were administered before and after the subjects' participation in two workshops with teaching material (flipchart on gender and stories that describe situations of violence) in the disciplines of history, Portuguese Language, Physical Education and Science. In all cases after the participation of individuals of both sexes in the workshops, the percentage of responses on the knowledge of the subject later searched in all categories evaluated improved on previous knowledge. Thus the category knowledge about sexuality and gender relations, the scores increased from 32% at pretest to 80% at post-test in males and from 42% to 97% in females. It was detected that there is a relationship between the degree of knowledge and higher scores on responses indicating attitudes of assertiveness and prevention of sexual violence and pedophilia, as was observed in 39% of the women studied compared to 16% of men in the attitude scale. Our research contributes to initiate work to prevent vulnerabilities from school, and experiment with new teaching methodologies and resources to work cross-cutting theme of sexual orientation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrientação Sexualpt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectVulnerabilidadespt_BR
dc.subjectOficinas Pedagógicaspt_BR
dc.titleA orientação sexual como tema transversal na prevenção de vulnerabilidades no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T04:12:33Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Texeira, Filomena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130270463291491pt_BR
dc.description.resumoAo tratar o tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde que se expressa no ser humano ao longo do seu desenvolvimento físico, psicológico, social e espiritual, através do direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com respeito e dignidade. O presente estudo teve como objetivo identificar em que medida a abordagem transversal da temática Orientação Sexual usando a estratégia de oficinas pedagógicas, influenciou nos conhecimentos e nas atitudes de prevenção da violência sexual e pedofilia na internet, em estudantes de uma escola publica da cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas. Para tal finalidade foram avaliados 122 alunos, 63 homens e 59 mulheres, com idades de 11 a 14 anos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a escala de atitudes tipo likert e dois questionários de conhecimentos, confeccionados e validados. O primeiro relacionado aos conceitos de sexualidade e Relações de Gênero e o segundo relacionado aos conceitos de violência sexual e pedofilia na internet. Os instrumentos foram aplicados antes e depois da participação dos sujeitos em duas oficinas pedagógicas com material didático (álbum seriado sobre gênero e historias que descrevem situações de violência) nas disciplinas de Historia, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Em todos os casos após a participação dos sujeitos de ambos os sexos nas oficinas, a porcentagem de respostas sobre o conhecimento posterior do assunto pesquisado em todas as categorias avaliadas melhorou em relação aos conhecimentos prévios. Assim na categoria conhecimentos sobre sexualidade e relações de Gênero, os escores aumentaram de 32% no pré teste para 80% no pós-teste no sexo masculino e de 42 % para 97% no sexo feminino. Foi detectado que existe relação entre o grau de conhecimento e maior pontuação nas respostas que indicam atitudes de assertividade e prevenção da violência sexual e da pedofilia, como foi observado em 39% das mulheres avaliadas quando comparadas a 16% dos homens na escala de atitudes. Nossa pesquisa contribui para iniciar um trabalho de prevenção de vulnerabilidades desde a escola, e experimentar novas metodologias e recursos didáticos para trabalhar o tema transversal orientação sexual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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