DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2624
Título: A prática da transversalidade na formação de professores: reflexos no ensino básico
Autor(es): Araújo, Fabiane de Matos
Orientador(es): Santos, Elizabeth da Conceição
Palavras-chave: Educação Ambiental;Complexidade;Transversalidade
Data do documento: 11-Dez-2009
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: As discussões sobre o ensino de Ciências na ultima década tem evidenciado uma forte preocupação dos educadores com as tendências epistemológicas e metodológicas em função dos paradigmas que emergem. Se por um lado vemos a escola tradicional formando indivíduos mais aptos a aceitar regras e valores do que questionar e criar novas regras e novos valores, de outro temos uma sociedade que impulsiona o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, demandando transformações de habilidades, posturas éticas e trabalho em equipe. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo estruturar uma alternativa curricular para promoção da prática da Transversalidade, permeada pela Educação Ambiental, nos cursos de licenciaturas, de modo a refletir no Ensino Básico. Partiu-se da premissa que o Ensino de Ciências, no espaço da Educação Ambiental, pode transformar a prática educativa, conseqüentemente, promover a melhoria da qualidade de ensino e da vida na Amazônia, dando início a uma colaboração da formação de uma consciência crítica, desenvolvendo a capacidade do indivíduo em estabelecer uma conexão coerente entre os fatos cotidianos e como esse conhecimento se apresenta na sociedade. Contudo, temos convivido na Universidade com uma realidade fragmentada das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A perspectiva de superação dessa fragmentação pode ser alcançada por uma prática inter-transversal tomada como uma possibilidade de quebrar a rigidez dos compartimentos onde se encontram isoladas as práticas educativas e sua produção de conhecimentos. Tratase de construir, na pesquisa em Educação Ambiental, leituras interdisciplinares da realidade para que as dimensões de produção de conhecimento e ação educativa possam ser tão mais complexas, quanto relevantes na interpretação do ambiente, para uma educação crítica e emancipatória, tem que ser um processo coletivo, dinâmico, complexo, contínuo, de conscientização e participação social para a sustentabilidade, articulando a dimensão teórica e prática, de um processo necessariamente interdisciplinar. Assim, a formação de professores deve contemplar uma aprendizagem para compreender e interpretar a realidade, para que no Ensino Básico possa tecer essa realidade a partir das disciplinas, repensando o currículo dos cursos de licenciatura a partir de dois aspectos cruciais na formação do professor: a prática de um ensino transversal e o exercício para uma reforma do pensamento sensível a realidade em que o aluno está inserido. A transversalidade propicia o envolvimento dos temas significativos a partir de uma ação interdisciplinar e tem como objetivo desenvolver um pensar crítico diante da sociedade. Assim sendo, a interdisciplinaridade e a transversalidade alimentam-se mutuamente. A metodologia empregada teve por base, a pesquisa-ação-participante, sendo esta uma metodologia de pesquisa que articula a produção de conhecimentos, ação educativa e participação numa perspectiva necessariamente, transformadora da realidade. A proposta de intervenção foi realizada na Universidade do Estado do Amazonas, nos cursos de licenciaturas da Escola Normal Superior, com criação de um espaço transversal intitulado “Temas Transversais no Ensino Básico”. Evidenciou-se que a Educação Ambiental nos cursos de licenciaturas poderá, a partir da convergência do Estágio Supervisionado das licenciaturas, permitir a prática da Transversalidade para o enfrentamento da problemática ambiental contemporânea.
Abstract: The discussions on the teaching of Sciences in the last decade it has been evidencing a strong concern of the educators with the tendencies of the root of the knowledge and methodological in function of the paradigms that emerge. If on one side we see the traditional school forming more capable individuals to accept rules and values of what to question and to create new rules and new values; of other we have a society that impels the fast scientific and technological development, demanding transformations of abilities, ethical postures and work in team. In that sense, that research had as objective structures an alternative curricular for promotion of the practice of Transversality, permeated by the Environmental Education, in the courses of degrees, in way to contemplate in the Basic Teaching. The premise that the Teaching of Sciences, in the space of the Environmental Education, it can transform the educational practice, consequently, to promote the improvement of the teaching quality and of the life in the Amazonian, leading off a collaboration of the formation of a critical conscience, developing the individual's capacity in establishing a coherent connection among the daily facts and as that knowledge in the society. However, we have been living together in the University with a fragmented reality of the teaching activities, researches and extension. The perspective to overcome that fragmentation can be reached by a practice intertraverse electric outlet as a possibility of breaking the rigidity of the compartments where are isolated the educational practices and your production of knowledge. It is building, in the research in Environmental Education, readings interdisciplinary of the reality so that the dimensions of knowledge production and educational action can be so more complex as important in the interpretation of the atmosphere, for a critical education and freedom, it has to be a process collective, dynamic, complex, continuous, of understanding and social participation for the maintainable, articulating the theoretical and practical dimension, of a process necessarily interdisciplinary. Like this, the teachers' formation should contemplate a learning to understand and to interpret the reality, so that in the Basic Teaching they can weave that reality starting from the disciplines, rethinking the curriculum of the degree courses starting from two crucial aspects in the teacher's formation: the practice of a traverse teaching and the exercise for a reform of the sensitive thought the reality in that the student is inserted. The transversality propitiates the involvement of the significant themes starting from an action interdisciplinary and it has with objective to develop a to think critical before the society. Like this being, the interdisciplinary and the transversality feed mutually. The used methodology had for base, the research-action-participant, being this a research methodology that necessarily articulates the production of knowledge, educational action and participation in a perspective, making over of the reality. The intervention proposal was accomplished in the University of the State of Amazon, in the courses of degrees of the Superior Normal School, with creation of a space entitled "Traverse Themes in the Basic Teaching”. it was evidenced that the Environmental Education in the courses of degrees will be able to, starting from the convergence of the Supervised Apprenticeship of the degrees, to allow the practice of Transversality to face the contemporary environmental problem.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2624
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática da transversalidade na formação de professores - reflexos no ensino básico.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons