DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Dayse Peixoto-
dc.date.available2020-05-09-
dc.date.available2020-05-15T03:48:34Z-
dc.date.issued2009-11-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2621-
dc.description.abstractThis research locates in the area of the Teaching of Sciences, including the teachers' formation and grew through the approach of the biological terminology, analyzed under it constituent genesis, articulate to the theoretical propositions of the Significant Learning, formation of scientific concepts, and communication aspects and language in classroom. It is treated of a research of qualitative orientation and it looked for through the observation, of the documental analysis of the text books and in questionnaires, the explanation of relevant possibilities to investigate as the Biological Terminologies are being approached by the teachers in their pedagogic practices, in the High School and which the linguistic support that the text books have been giving to teachers and students. Twelve schools, public and private, of High School of the city of Manaus and their teachers of Biology were part of the research. Theanalysis of the data was of empiric-interpretative nature. The obtained results demonstrate the ignorance of methodological theoretical aspects of the biological terminology on the part of teachers and students, the non appreciation of this theme in the courses of initial or continuous formation, as well as the superficial present terminological approach in the text books. Starting from such evidences a Strategy was elaborated of it Semantics Analyzes as base in the Theory of the Significant Learning, seeking to aid teachers in winning the pertinent difficulties to the morphology and semantics of the biological terms. This work opens perspectives for new researches about pedagogic application of the Biological terminology, as well as for analyses epistemológicas regarding the construction of the specialized lexicon of the Biology, among other possible unfoldings in the areas of the linguistics and of the communication regarding the teaching process and learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerminologias biológicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO ensino das terminologias biológicas através da aprendizagem significativa: proposta para a formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T03:48:34Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee1Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Nagem, Ronaldo Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692442559818450pt_BR
dc.contributor.referee4Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2263562348561670pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se na área do Ensino de Ciências, abrangendo a formação de professores e se desenvolveu através da abordagem da terminologia biológica, analisada sob sua gênese constitutiva, articulada às proposições teóricas da Aprendizagem Significativa, formação de conceitos científicos, e aspectos de comunicação e linguagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de orientação qualitativa e buscou através da observação, da análise documental dos livros didáticos e em questionários, a explicitação de possibilidades relevantes para investigar como as terminologias biológicas estão sendo abordadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, no Ensino Médio, e qual o suporte linguístico que os livros didáticos tem conferido a professores e estudantes. Fizeram parte da pesquisa doze escolas, públicas e privadas, de Ensino Médio da cidade de Manaus e seus professores de Biologia. A análise dos dados foi de natureza empírico-interpretativa. Os resultados obtidos demonstraram o desconhecimento de aspectos teóricos metodológicos da terminologia biológica por parte de professores e estudantes, a não apreciação desta temática nos cursos de formação inicial ou continuada, assim como a superficial abordagem terminológica presente nos livros didáticos. A partir de tais evidências foi elaborada uma Estratégia de Analise Semântica como base na Teoria da Aprendizagem Significativa, visando auxiliar professores na superação das dificuldades pertinentes à morfologia e à semântica dos termos biológicos. Este trabalho abre perspectivas para novas pesquisas sobre aplicação pedagógica da TB, assim como para análises epistemológicas referentes à construção do léxico especializado da Biologia, entre outros desdobramentos possíveis nas áreas da lingüística e da comunicação referentes ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesAMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006. 3 v. 438 p. ANDRADE, M. M. Lexicologia, terminologia: definições, finalidades, conceitos operacionais. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO A. N. (Orgs.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. Campo Grande, MS: UFMS, 2001. p. 191-200. 267 p. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. 11. ed. São Paulo: Papirus, 2007. 132p. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2002. 243 p. ______. Psicologia educativa: um ponto de vista cognitivo. México: Trilhas, 1978. 769 p. ______.; NOVAK, J. D.; HANESIAN H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 625 p. BAPTISTA, D. M. T. O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. In: MARTINELLI, M. L. (Org.). Pesquisa qualitativa um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora, 1999, p.31- 40. 121 p. BARBOSA, M. A. Terminologia aplicada: teorias, práticas e desenvolvimento técnico-cientifico. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br./livro/58ra/atividades/textos_263.html>. Acesso em: 20.10.2008. ______.; PAIS, C. T. Terminologia aplicada: trajetórias transdisciplinares. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/.../texto_263.html>. Acesso em: 25 de setembro de 2009. BARROS, L. A. Aspectos epistemológicos e perspectivas científicas da terminologia. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v58n2/a11v58n2.pdf>. Acesso em: 25. 09.2009. BIDERMAN, M. T. C. O conhecimento, a terminologia e o dicionário. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009>. Acesso em: 25 de setembro de 2009. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Distribuição de livros do PNLEM. Disponível em: < ftp://ftp. fnde.gov.br/web/livro_didatico/quantidade_exemplares_e_aquisicao2008_2009. pdf.>. Acesso em: 25 de agosto de 2009. ______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 113 p. BLOOM, B. S. Taxionomia de objetivos educacionais. 8. ed. Porto Alegre: Globo, 1983. 2 v. 207 p. BORDENAVE, J. E. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 312p. BOULANGER, J. C. Alguns componentes linguísticos no ensino da terminologia. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/490/445>. Acesso em: 25 de setembro de 2009. CACHAPUZ, A. et al (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 263p. CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professor de ciências: tendências e inovações. 7. ed., São Paulo: Cortez, 2003. 120 p. CARVALHO, N. M. Fundamentos linguísticos da terminologia. Disponível em: http://www.filologia.org.br/anais/anais?%20iv/civ03_19-25.html. Acesso em 29 de setembro de 2009. CASTRO, M. M. de; ROCHA, M. de P.; VIANA, F. M. de F.; RODRIGUES, A. F. S. F. Análise do conteúdo de ecologia em livros didáticos de ciências da 6a série do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/148.pdf>. Acesso em: 20 de junho de 2008. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164 p. D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 110p. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo, Cortez, 1998. 207 p. FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 192. p. FERREIRA, M. Gramática: aprender e praticar. São Paulo: FTD, 2003. 656 p. GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. (Orgs.). Pesquisa educacional; quantidade – qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p.84 -108. 111 p. GHEDIN, E. ; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008. 264 p. HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; MELO FRANCO, F. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2922 p. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 267 p. ______. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. 80 p. KRIEGER, M. da G. Terminologia revisitada. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v16n2/a01v16n2.pdf>. Acesso em: 25.09.2009. ______.; FINATTO, M. J. B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004. 223 p. ______.; BEVILACQUA, C. R. A pesquisa terminológica no Brasil: uma contribuição para a consolidação da área. Disponível em: http://projeto.unisinos.br/termilex/Artigo-Graca06.pdf>. Acesso em: 25.09.2009. LARA, M. L. G. Elementos de terminologia: apostila para uso didático. Disponível em: <http:// infobservatorio.incubadora.fapesp.br/.../view>. Acesso em: 25 de setembro de 2009. LAURENCE, J. Biologia. São Paulo: Nova Geração, 2005. 696 p. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 263 p. LOGUERCIO, R. de Q.; SAMRSLA, V. E. E.; DEL PINO, J. C. A dinâmica de analisar livros didáticos com os professores de química. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v24n4/a18v24n4.pdf.>. Acesso em: 25 de agosto de 2009. LOPES, S. G. B. C. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 524 p. LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004. p. 27- 54. 143 p. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 320 p. MAIA, D. P.; GASNIER, T. R. J.; ANJOS, M. B. Dificuldades no Ensino e Aprendizagem da Biologia no Âmbito do Ensino Médio. Trabalho apresentado na XIX Semana de Biologia da Universidade Federal do Amazonas, 2005. 38 p. MONTEIRO, I. B. Favor transmitir ao destinatário. Uma análise semiológica dos avisos de rádio no Amazonas. Manaus: Ed. da Universidade Federal do AM, 1996. 129 p. ______. Papagaio no varal. Comunicação intra e interpessoal no processo educativo. 2. ed. Manaus: BK Editora, 2007. 86 p. MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. 129 p. ______. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985. 94 p. ______. ; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982. 112 p. MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996. 139 p. ______. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Universitária UFMG, 2000. 383 p. NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. 470 p. PAULINO, W. R. Biologia. São Paulo: Ática, 2006. 352 p. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 282 p. PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2003. 258 p. PINKER, S. Do que é feito o pensamento: a língua como janela para a natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 561 p. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1972. 567p PUGLISI, M. L.; FRANCO, B. Análise de conteúdo. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/> Acesso em: 25 de setembro de 2009. REYZÁBAL, M. V. A comunicação oral e sua didática. Bauru, SP: EDUSC, 1999. 355p. SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson, 2007. 186 p. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.175 p. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO,E. O livro didático de ciências no ensino fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Disponível em: < http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/include/getdoc.php?id.>. Acesso em: 25 de setembro de 2009. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 194 p.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECA



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons