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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Célia Sandra Carvalho de Albuquerque-
dc.date.available2020-05-09-
dc.date.available2020-05-15T03:44:54Z-
dc.date.issued2009-05-09-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2620-
dc.description.abstractThis research had for general objective to elaborate a set of games using the natural resources of the fauna and the flora of Amazon, to contribute in the improvement of the education process - learning of the Mathematics in the initial progression 6º and 7º year in the State of Education of Manaus. To reach this objective a bibliographical study was carried through that contemplated epistemological and pedagogical aspects related to education - Learning. The accomplishment of the State of the Art allowed in such a way to identify to different boarding’s on the use of the games in Education of the Mathematics in the Post graduation Courses Sense as in the Qualis Magazines. From this analysis and of the Methodology of the used Research a didactic resource called was elaborated Mathematical “Learning in Amazon” that consists of a Kit with 03 games approaching the contents of Rational numbers in its fractionary representations and Operations with positive and negative whole numbers. This research allowed going beyond the considered objective, a time that this resource can be used in other Sciences as Geography, History; Biology and Physics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProcesso ensino- aprendizagempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleA utilização dos jogos como recurso didático no processo ensino - aprendizagem da matemática nas séries iniciais no estado do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T03:44:54Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.referee2Gomes, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee3Teixeira, Ana Frazão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235422394369851pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo geral elaborar um conjunto de jogos utilizando os recursos naturais da fauna e da flora do Amazonas, para contribuir na melhoria do processo de ensino – aprendizagem da Matemática nas séries iniciais 6º e 7º Ano na rede Estadual de Ensino de Manaus. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo bibliográfico que contemplou aspectos epistemológicos e pedagógicos relacionados ao Ensino – Aprendizagem. A realização do Estado da Arte permitiu identificar diferentes abordagens sobre a utilização dos jogos no Ensino da Matemática tanto nos Cursos Stricto Senso como nas Revistas Qualis. A partir dessa análise e da Metodologia da Pesquisa utilizada foi elaborado um recurso didático denominado “Aprendendo Matemática no Amazonas” que consiste em um Kit com 03 jogos abordando os conteúdos de Números racionais em suas representações fracionárias e Operações com números inteiros positivos e negativos. Esta pesquisa permitiu ir além do objetivo proposto, uma vez que este recurso pode ser utilizado em outras Ciências como Geografia, História; Biologia e Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIA NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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