DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2618
Título: Diagnóstico dos aspectos cognitivos afetivos e sociais que impulsionam a aprendizagem em processos de educação em Ensino de Ciências na Amazônia
Autor(es): Tavares, Maria Trindade dos Santos
Orientador(es): Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Aprendizagem;Ensino de Ciências;Aspectos cognitivos;Afetivos e sociais
Data do documento: 6-Mai-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola do Ensino Fundamental da rede publica de ensino do Município de Manaus-AM e teve como objetivo construir um diagnóstico dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que impulsionam a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando evidenciar elementos que possam contribuir com o processo de Educação no Ensino de Ciências. Para isso foi utilizada a pesquisa com abordagem qualitativa por percebê-la como um processo de análise e reflexão da realidade. Como subsídios, os instrumentos utilizados para a coleta de dados no desenvolvimento da pesquisa foram técnicas de entrevista e questionário aplicados no próprio ambiente escolar, tendo como sujeitos, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados das análises permitiram concluir que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que caracterizam as práticas pedagógicas no cotidiano escolar impulsionam o processo de aprendizagem, contribuindo para que os professores reflitam sobre sua própria prática e seu contexto escolar.
Abstract: This research was made at an elementary school from the city of Manaus state schools system and its purpose was constructing a diagnosis of the cognitive, affective and social aspects which propel the learning in the First Years of the Elementary School, evidencing elements that may be helpful to the learning process in the Teaching of Sciences. In order to do so, a qualitative research approach was adopted, since it is perceived as a process of analyzing and reflecting over reality. Interviews and questionnaires, applied to teachers of the first years of the Elementary School Teaching in the school environment itself, were the instruments used to collect data for the research. The findings after the analysis led to conclusion that the cognitive, affective and social aspects, characteristic of the pedagogical practices in the school routine, propel the learning process, contributing to make the teachers reflect about their own practice and school context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2618
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons