DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2617
Título: Proposta metodológica experimental demostrativa por investigação: contribuição para o ensino da física na termologia
Autor(es): Braga, Marcel Bruno Pereira
Orientador(es): Kalhil, Josefina Barrera
Palavras-chave: Formação docente;Demonstrações investigativas;Termologia
Data do documento: 6-Mai-2010
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa científica se destinou a elaborar um manual metodológico experimental voltado as demonstrações investigativas na termologia, visando contribuir na formação de professores de Física no ensino médio. A pesquisa foi iniciada com um levantamento bibliográfico sobre a temática, buscando encontrar subsídios teóricos e epistemológicos que sustentem e justifiquem a proposta. A metodologia da pesquisa parte da análise de um diagnóstico que identificou a forma do ensino experimental que vinha sendo desenvolvido na escola, em seguida foi realizada oficinas pedagógicas, onde foi (re)elaborado o manual diante das contribuições dos professores envolvidos. A proposta baseia-se em um ensino experimental com ciclos investigativos na aprendizagem, valorizando a uma visão coerente da ciência, e focando na aquisição significativa de conceitos térmicos. Além desses aspectos, a seqüência lógica na abordagem foi criteriosa, partindo de um dos pilares da termodinâmica na concepção ausubeliana, que é o Modelo Cinético-Molecular, tendo a função de agente facilitador na desmistificação dos fenômenos térmicos. E, valorizando as concepções interpessoais de Vygotsky, o manual foi estruturado com: (1) unidades temáticas esclarecedoras dos conceitos metodológicos envolvidos; (2) representação esquemática da metodologia e suas legendas; (3) demonstrações do Modelo Cinético-Molecular; (4) demonstrações investigativas da natureza da matéria; e (5) demonstrações investigativas da dilatação térmica explorando os conceitos básicos da termologia. O trabalho contribui no sentido de oferecer ao professor de física e/ou de ciências, uma proposta metodológica experimental demonstrativa fundamentada no construtivismo para a introdução do ensino da física térmica, com orientações detalhadas que visem não somente uma mudança conceitual, metodológica e atitudinal no ensino-aprendizagem, mais uma necessária renovação na prática docente.
Abstract: Scientific research was intended to produce a manual methodological experimental demonstrations aimed in investigative thermology, aiming at training of physics teachers in high school. The research began with a literature on the subject, trying to find theoretical and epistemology that underpin and justify the proposal. The research methodology of the analysis of a diagnosis that identified the way educationexperiment that was being developed in school, then was held educational workshops, where he was (re)developed the manual on the contributions of teachers involved. The proposal is based on a teaching experimental cycles investigative learning, valuing a coherent view of science, and focusin on significant acquisition of thermal concepts. Besides these aspects, the logical approach was carefully, starting from one of the pillars of thermodynamics Subsumption in the design, which is the Kinetic Model-Molecular, taking the role of facilitator in demystification of thermal phenomena. And, valuing interpersonal concepts of Vygotsky, the manual was structured: (1) illuminating thematic units the methodological concepts involved, (2) representation Schematic of the methodology and its legends, (3) statements of Kinetic-Molecular Model, (4) statements probing the nature of matter, and (5) investigative statements of thermal expansion exploring the basics of thermology. The work contributes towards offering the physics teacher and/or science, na experimental methodological proposal demonstration based on constructivism to introduction of thermal physics education, with guidelines detailed aiming not only a conceptual change methodological and attitudinal in teaching and learning, more a necessary renewal of the teaching practice
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2617
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons