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dc.contributor.authorSilva, Karla Nunes da-
dc.date.available2020-05-06-
dc.date.available2020-05-08T17:35:59Z-
dc.date.issued2011-03-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2616-
dc.description.abstractThis project aimed to investigate whether concept maps can leverage and interfere positively on the teaching-learning process in lessons about proteins, in the case of high school students from a public school in the city of Manaus. For that, it was considerate other studies witch link the use of concept maps and other areas of knowledge. In addition, the research was developed with the elaboration of a didactic sequence, where tests were performed prior and subsequent to verify whether the activity on concept maps, it prepared by students were potentially useful for the establishment and development of their knowledge. It was performed a quantitative analysis, which included the order of fulfils and a comparative study of these data, taking as the comparison group activities with students in higher education, aiming to validate the research proposal. It was also made a qualitative analysis, where the concept maps produced by high school students were categorized according to the level of concept relationships, thus explaining the difficulties encountered. The use of concept maps for teaching in high school and university showed that the organization and discussion of concepts in the classroom makes it possible to clarify and minimize the doubts broth from the students about the subject of study. Furthermore, in despite of initial difficulties, the students after finishing the activity showed interest in constructions of concept maps, providing the greatest benefit as an incentive to read and systematization of new knowledge. Thus, it was checked for possible contribution of conceptual maps as a resource for teaching and learning about proteins, including serving as a resource evaluation for the teacher, so he can also make a screening of his boarding and not only verify the student's knowledge, but the scope of the operations and the detection of possible failures be corrected in teaching. The research culminated in a production of a homepage, with guidance material for construction activities of concept maps and teaching about Science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSistematização do conhecimentopt_BR
dc.subjectProteínaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleMapas conceituais como ferramentas para complementação ao ensino - aprendizagem das proteínaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:35:59Z-
dc.contributor.advisor1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee2Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee3Valle, Cláudia Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446439874673223pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo investigar se os mapas conceituais podem alavancar e interferir, de forma positiva, sobre o processo de ensino-aprendizagem do tema Proteínas, em se tratando de estudantes do 3º.ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino, na cidade de Manaus. Para o alcance deste objetivo, foram consideradas outros estudos relacionando a utilização de mapas conceituais e o ensino de outras áreas do conhecimento. Ainda, a pesquisa se desenvolveu numa perspectiva ausubeliana, com elaboração de uma seqüência didática, onde foram utilizados testes prévios e posteriores, a fim de verificar se a atividade com mapas conceituais, elaborados pelos alunos, foram potencialmente úteis para a fixação e evolução do conhecimento destes. Foi realizada uma análise quantitativa, que contemplou a ordem de acertos e um estudo comparativo destes dados, tendo como grupo de comparação as atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Superior, com o intuito de validar a proposta de pesquisa. Foi realizada também uma análise qualitativa, onde os mapas conceituais produzidos pelos alunos do Ensino Médio foram categorizados, em função do nível de relacionamento de conceitos, explicitando assim as dificuldades encontradas. A utilização de mapas conceituais, para o ensino no nível Médio e Superior, constatou que a organização e discussão de conceitos em sala de aula permitiu esclarecer e minimizar as dúvidas que os aprendizes carregavam quanto ao tema de estudo. Além disso, apesar das dificuldades iniciais, os alunos ao final da atividade se mostraram interessados em construir os mapas conceituais, proporcionando como maior vantagem o incentivo a leitura e a sistematização de novos conhecimentos adquiridos. Assim, é verificada a possível contribuição dos mapas conceituais como recurso para o ensino-aprendizagem das Proteínas, inclusive servindo como recurso avaliativo para que o professor também mapeie não apenas o conhecimento do aluno, mas o alcance de sua atuação e a detecção de possíveis falhas a serem corrigidas no ensino. A pesquisa culminou numa homepage, com material de orientação para atividades de construção de mapas conceituais e ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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