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dc.contributor.authorSantos, Adriana Araújo Pompeu Piza-
dc.date.available2020-05-05-
dc.date.available2020-05-08T17:21:44Z-
dc.date.issued2010-05-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2612-
dc.description.abstractThe hydro resources in the planet are ever more scarcity. Despite of the Amazon process 14% of the freshwater in the planet already demonstrate problems related with the hydro resources conservation. The our work is linked with the actual emergency of hydro resources conservation and the missing of new methodologies, which could really contribute to the empowerment of Science Teaching. In this sense this work avalue the problem of teaching onto hydro resources conservation and the use of non-formal classes as methodology of this teaching-learning process. The research was carried out at North Zone School in Manaus, Amazonas. With the purpose of to indagate as occurs the teaching onto hydro resources, the working books of Science and Geography adopted by the school and Brazilian Curricular Parameters of Natural Science were evaluated. In addition to this, a science and geography class at four rooms of 6th year Fundamental Class were checked to carry out observations, and was applied questionnaire to four teachers and 115 students. The Lagoon Carbrás was chose as non-formal space to rollout this work. To purpose about the Lagoon historical were interviewed twenty neighboards. Since of the data analyses were possible spot the information failure from the students about water subject. Due to this situation, after a class at non-formal space – the Lagoon Carbrás, followed a speech of hydro resources, and experiences and games. To complete this work aiming to realize in which manner that the methodology used added value, the same questionnaire was applied again. In the questionnaire applied the wrong answers were dropped 127%, the in blank questions reduced 850% and the right answers were 100% better. The analyses of working books to show a nonrelated and little realist vision about hydro resources in the local and regional level. The scarcity vision of hydro resources in our Amazon Region is very difficult to understand from the students. The methodology used to set up this knowledge provider of reflection and matched attitude with the actual emergency of hydro resources. This work give us a chance to produce a Science Teaching learning proposal called dive deeper, in which the water subject are rolled out based on Amazon Region perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectEspaços não-formaispt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleO Ensino de Ciências e a conservação dos recursos hídricos: uma proposta metodológica usando um espaço não formalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:21:44Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.referee3Bringel, Sérgio Roberto Bulcão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4538616675931417pt_BR
dc.description.resumoOs recursos hídricos no planeta são cada vez mais escassos. A Amazônia a pesar de possuir 14% da água doce do planeta já apresenta problemas relacionados a sua conservação. O nosso trabalho está vinculado à atual emergência de conservar os recursos hídricos e à carência de metodologias inovadoras cujos resultados possam realmente contribuir com a otimização do Ensino de Ciências. Nesse sentido nosso trabalho avalia a problemática do ensino sobre a conservação dos recursos hídricos e o uso de aulas de campo em espaços nãoformais como metodologia no processo ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado em uma escola situada na zona Norte de Manaus. Com a finalidade de indagar como ocorre o ensino sobre os recursos hídricos, foram analisados os livros didáticos de ciências e geografia adotados pela escola e os PCNs sobre Ciências Naturais. Adicional a isto, foi realizada observações das aulas de ciências e geografia em quatro turmas do 6° ano do Ensino Fundamental, e aplicados questionários a quatro professores e 115 estudantes. Para a execução da aula de campo foi escolhido a Lagoa da Carbrás como espaço não-formal. Para indagar sobre o histórico da Lagoa foram entrevistados 20 moradores. A partir das analises dos dados foi possível identificar a falta de informações nos sujeitos pesquisados sobre a temática da água, para tal fim, realizou-se uma palestra sobre os Recursos Hídricos, seguida da aula de campo na lagoa da Carbrás, e experiências e jogos lúdicos na escola. Ao final foi reaplicado o questionário para os estudantes a fim de avaliarmos a contribuição da metodologia utilizada. Nos questionários aplicados houve uma redução de respostas erradas de 127%, uma redução de 850% de respostas em branco e um acréscimo de 100% de respostas corretas. Os livros didáticos analisados mostram uma visão pouco realista e descontextualizada sobre os recursos hídricos a nível regional e local. A visão de escassez dos recursos hídricos em nossa região Amazônica é muito difícil de ser entendida pelos estudantes, a metodologia utilizada foi capaz de estabelecer este conhecimento provedor de reflexões e atitudes condizentes com a atual emergência dos recursos hídricos. O trabalho realizado permitiu a elaboração e aplicação de uma proposta para o Ensino de Ciências com o kit que denominamos “Mergulhe mais fundo”, através do qual o tema água foi ensinado, baseado na realidade da região Amazônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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