DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2611
Título: Educação matemática no Ensino de Ciências: contribuições da teoria dos conjuntos na educação de jovens e adultos - uma proposta metodológica
Autor(es): Barros, Ana Maria dos Santos
Orientador(es): Nagem, Ronaldo Luiz
Palavras-chave: Teoria dos Conjuntos;Currículo EJA;Ensino de Ciências;Matemática
Data do documento: 5-Ago-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Educação Matemática no Ensino de Ciências é discutida com ênfase ao ensino da Teoria dos Conjuntos no Segundo Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o progresso da Educação sublinhando o contexto histórico e filosófico com as considerações à História da Matemática e Avanços na Educação Matemática no Brasil. Apresenta-se uma conexão entre: Lógica, Métodos Científicos e a Teoria dos Conjuntos a ser discutido no Ensino de Ciências. Considera-se nesta pesquisa o método Axiomático a partir da Lógica Aristotélica com exemplificações de silogismos ao estudo preliminar a Teoria dos Conjuntos. Dentre os matemáticos, selecionou-se Cantor entre os séculos XVIII a XIX, por considerar suas ideias na criação da Teoria dos Conjuntos. Denota-se a definição da Teoria dos Conjuntos desde a noção intuitiva de conjuntos ao Ensino de Ciências para contribuições em teorias das diversas áreas do conhecimento. A Educação Matemática surge como Proposta Metodológica a Educação de Jovens e Adultos com observações ao raciocínio qualitativo e quantitativo, discute-se a Teoria dos Conjuntos nos resultados obtidos após a aplicação de um instrumento de pesquisa aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos no horário noturno em uma escola da cidade de Manaus. Algumas problemáticas foram diagnosticadas, tais como: métodos científicos, a linguagem matemática, a linguagem de conjuntos e as noções de Lógica, além das interpretações geométricas, aplicações da simbologia da Matemática, a contextualização histórica e as aplicações da teoria a situações-problemas. Por não ser considerada por alguns autores de livros didáticos, a Teoria dos Conjuntos tem causado interferências na aprendizagem de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. A análise da aplicação do questionário a Educação de Jovens e Adultos, visa a construção de uma proposta Metodológica aos estudantes do Primeiro e Segundo Segmento a EJA. Cita-se a análise de alguns livros didáticos com algumas descrições ao longo de uma prática pedagógica. Identificou-se os problemas científicos a partir da análise, da elaboração dos questionamentos em questões propostas. Enfim, algumas considerações a Educação de Jovens e Adultos para os profissionais de outras áreas do conhecimento que ministram Matemática para esta Modalidade de Ensino. A Pesquisa encaminha um produto na dimensão de uma Proposta Metodológica com finalidades educativas e meramente didáticas a Educação Matemática a ser discutida com a Coordenação de Jovens e Adultos (COEJA) a fim de que outras problemáticas sejam diagnosticadas na formação de educadores em Educação Matemática.
Abstract: Mathematical education in the Teaching of Sciences, is discussed with emphasis to the teaching of the Theory of the Conjuncts in the Second Segment of the Education of Youths and Adults (EJA). Para the progress of the Education, an emphasis is given to the historical and philosophical context with the considerations to the History of the Mathematics and Progresses in the Mathematical Education in Brazil. He/she comes a connection among: Logic, Scientific Methods and the Theory of the Conjuncts to be discussed in the Teaching of Sciences. He/she is considered in this research the Axiomatic method starting from the Aristotelian Logic with exemplificações of syllogisms to the preliminary study the Theory of the Conjuncts. Among the mathematicians, Singer was selected among the centuries XVIII to XIX, for considering their ideas in the creation of the Theory of the Conjuncts. He/she comes the definition of the Theory of the Conjuncts from the intuitive notion of groups to the teaching of Sciences for contributions in theories of the several areas of the knowledge. The Mathematical Education appears as Proposed Curricular the Education of Youths and Adults with observations to the qualitative and quantitative reasoning, the Theory of the Conjuncts is discussed in the results obtained after the application of a research instrument to the students of the Education of Youths and Adults in the night schedule in school of the city of Manaus. Some problems were diagnosed, such as: scientific methods, the mathematical language, the language of groups and the notions of Logic, besides the geometric interpretations, applications of the simbologia of the Mathematics, the historical contextualização and the applications of the theory to situation-problems. For not being considered by some authors of text books, the Theory of the Conjuncts has been causing interferences in the learning of Mathematics of the Education of Youths and Adults. The analysis of the application of the questionnaire the Education of Youths and Adults, it seeks the construction of a text book while Proposed Curricular and Methodological to the students of the First and Second Segment EJA. The analysis is mentioned of some text books with some descriptions along a pedagogic practice. He/she identified the scientific problems starting from the analysis, of the elaboration of the questionamentos in proposed subjects. Finally, some considerations the Education of Youths and Adults for the professionals of other areas of the knowledge that supply Mathematics for this Modality of Teaching. The Research is a Proposed Curricular and Methodological with educational purposes and merely didacticisms the Mathematical Education to be discussed with the Coordination of Youths and Adults (COEJA) so that other problems are diagnosed in the educators' formation in Mathematical Education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2611
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons