DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2610
Título: O ensino de ciências naturais: uma proposta intercultural nos anos iniciais multisseriados na escola municipal Aleixo Bruno na comunidade indígena Terra Preta
Autor(es): Ferreira, Edmilza dos Santos
Orientador(es): Fachín Terán, Augusto
Palavras-chave: Ensino de Ciências Naturais;Saberes Tradicionais;Educação Escolar Indígena
Data do documento: 10-Jan-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo enfatiza o ensino de Ciências Naturais na escola regular da Comunidade Indígena de Terra Preta, no Baixo Rio Negro. Neste sentido, destaca as contribuições dos saberes tradicionais dos residentes locais numa perspectiva de interações de conhecimentos objetivando a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos nos anos iniciais multisseriados. A pesquisa desenvolvida na comunidade é de natureza qualitativa com abordagem da etnografia e da etnologia tratando dos aspectos de descrição e análise das manifestações que foram apreendidas durante o percurso de investigação. É importante destacarmos o processo de mudanças, na atualidade, no alcance de novos métodos e recursos pedagógicos que possibilitem um conhecimento científico abrangente, a qual faz referência ao paradigma emergente que entre outros desdobramentos ressalta a natureza e a cultura como fatores de interlocuções entre as diferentes maneiras de conhecer a realidade. Em vista disto, as Ciências Naturais compreendida como um conjunto de subáreas especifica como: a Astronomia, a Biologia, a Física, a Química e as Etnociências ampliam os conteúdos escolares com os acréscimos dos conhecimentos do cotidiano. Portanto, nos remetemos a um novo olhar sobre a ciência, como forma de desenvolver atividades significativas, ou seja, uma ciência que nos fale do universo e dos novos desafios para a educação do futuro.
Abstract: This study emphasizes the teaching of Natural Sciences in the regular school of the Indian Community in Terra Preta, Baixo Rio Negro. Therefore, it stands out the contribution of the traditional knowledge of the local residents within a perspective of knowledge interactions, aiming the improvement of the students’ teaching-learning in the initial multi-sequenced years. The research developed in the community is of a qualitative nature with an approach of the ethnography and the ethnology, dealing with the description aspects and the analysis of the manifestations that were seized during the investigation. It is important to stand out the current changing process within reach of new methods and pedagogic resources that make a reachable scientific knowledge possible, as the emergent paradigm mentions that, among other developments, it emphasizes Nature and culture as factors of interlocutions among the different manners to know the reality. Because of it, the Natural Sciences understood as a group of specific subareas, such as: Astronomy, Biology, Physics, Chemistry, and Ethno Sciences amplify the school contents with the adding of quotidian knowledge. Therefore, we set a new look on the science as a way of developing significant activities, that is, a science that tells us about the universe and the new challenges for the future education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2610
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons