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dc.contributor.authorCaria, Josiano Régis-
dc.date.available2020-05-01-
dc.date.available2020-05-08T17:08:15Z-
dc.date.issued2011-04-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2607-
dc.description.abstractThis research was made with the aim of understanding the production process of the meaning from the implementation of educational activities conducted by Science teacher and students of the 9th grade of “Ensino Fundamental” of a state public school, in Manaus, about the process of teaching and learning of Science. In order to obtain the data, we made the technique of observation, according to Creswell (2010), Demo (2008) and Ghedin e Franco (2008), semi-structured interview according to Creswell (2010), Staub e Strieder e Malacarne (2009), Gondin (2002), Triviños (2001), Costa (2005) and Queiroz (1988). Making use of French Discourse Analysis references which is based on the notions of discourse as an effect of meaning among interlocutors, according to Pêcheux (1996), whose representative in Brazil is Orlandi (2007, 2009) who emphasizes the senses of the speech from their conditions of production in order to find the categories that produced it and to have access to the meaning. We interviewed a teacher who teaches Natural Sciences, 5 (five) students, and we applied the focus groups technique with 35 students from the 9 th grade of the Class 1 of “Ensino Fundamental” in a public state school in the southern of Manaus. The Information obtained from the theoretical notions selected show us, according to our interpretation, that because of the legitimacy of the last decades of the Sciences speeches (ALMEIDA, 2004; CORACINI, 2007) and pedagogical speeches (ORLANDI, 2007), which ideologically are set in the imaginary the subjects, the meanings produced by the students and teacher, who had participated in the research, during the process of teaching and learning of Science are more tied to the prospect of learning more than to the teaching. The students excluded the teacher from the process of participation in the activities of Science Teaching, at the same time, the teacher imputes the directions of them to the students, given them the responsibility for their own formation, and the teacher self-excluded of all educational process, rejecting any idea of the a teacher formation can happen from the application of the educational activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectprodução de sentidospt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleDiscurso do professor de ciências e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus sobre atividades de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:08:15Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê-
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê-
dc.contributor.referee2Barbalho, Célia Regina Simonetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514334296000649pt_BR
dc.contributor.referee3Kalhil, Josefina Barrera-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8644437171179848pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de entender o processo de produção dos sentidos a partir da aplicação de atividades de ensino realizadas pelo professor de Ciências e alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual de Manaus sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Insere-se no quadro geral das pesquisas de cunho qualitativo segundo Creswell (2010), Barbosa; Miki (2007) e Minayo (1994) em cujas técnicas utilizadas foram a observação, seguindo orientações de Creswell (2010), Demo (2008) e Ghedin e Franco (2008), a entrevista semi-estruturada e o grupo focal de acordo com Creswell (2010), Staub; Strieder; Malacarne (2009), Costa (2005), Gondin (2002), Triviños (2001) e Queiroz (1988). Valendo-nos dos referenciais da Análise de Discurso da corrente francesa que segundo Pêcheux(1996) está pautada nas noções de discurso como efeito de sentido entre interlocutores, cuja representante no Brasil é Orlandi(2007, 2009) a qual evidencia os sentidos do discurso a partir de suas condições de produção para encontrar as categorias que o produziram e ter acesso ao sentido. Entrevistamos um professor que ministra a disciplina de Ciências Naturais, 5(cinco) alunos, bem como aplicamos a técnica de grupo focal com 35 discentes do 9º Ano da Turma 01 do Ensino Fundamental em uma escola estadual da Região Sul de Manaus. As informações obtidas a partir das noções teóricas selecionadas mostram, segundo nossa interpretação, que devido à legitimação nas últimas décadas dos discursos das Ciências (ALMEIDA, 2004; CORACINI, 2007) e pedagógicos (ORLANDI, 2007), os quais ideologicamente se estabelecem no imaginário dos sujeitos, os sentidos produzidos pelos alunos e professor, participantes da pesquisa, durante o processo de ensino e aprendizagem de Ciências estão atrelados mais à perspectiva da aprendizagem do que ao ensino. Os alunos excluem o professor do processo de participação das atividades de Ensino em Ciências, concomitantemente o docente imputa o direcionamento das mesmas para os discentes, responsabilizando-os pela sua própria formação e auto exclui-se de todo o processo educativo, repelindo qualquer ideia de que uma formação docente possa acontecer a partir da aplicação de atividades de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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