DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2602
Título: Educar pela pesquisa: uma proposta metodológica para a alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Morais, Ponyelen da Silva
Orientador(es): Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Educação;Alfabetização cientifica;Prática pedagógica;Ensino- aprendizagem;Pesquisa educacional
Data do documento: 1-Mai-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar se educar pela pesquisa, como proposta metodológica, tem viabilidade na alfabetização cientifica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa escola da rede Municipal da Cidade de Manaus. O percurso metodológico foi ancorado em: levantamento bibliográfico contemplando as temáticas educar pela pesquisa, pesquisa e alfabetização científica; pesquisa participante com abordagem qualitativa e duas oficinas pedagógicas com estudantes com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Os resultados sinalizam para a possibilidade do educar pela pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como uma proposta inovadora de alfabetização científica.
Abstract: This study has as objective to analyze if educate by research, as a methodology proposal, has viability on scientific alphabetization of Elementary School Initial Years in a public school of Manaus City. The methodology is based in: bibliographical survey, contemplating the thematics educate by research, research and scientific alphabetization; participant research with boarding qualitative and two pedagogical workshops with students in intention to facilitate the process teach-learning. The results signalizes for the possibility of educating by research in Elementary School Initial Years as a innovative proposal of scientific alphabetization.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2602
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons