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Título: Educomunicação: uma proposta para o Ensino de Ciências
Autor(es): Stein, Suleima Tello
Orientador(es): Teixeira, Ana Frazão
Palavras-chave: Educomunicação;Ensino de ciências;Rádio escola;Escala de Likert
Data do documento: 28-Set-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O ensino de ciências no Brasil tem se mostrado distante da realidade dos educandos, por não haver a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e o contexto no qual estão inseridos. Os conteúdos são trabalhados de forma livresca e, muitas vezes, são ensinados apenas através de métodos expositivos, pouco atrativos aos alunos. Com o avanço da tecnologia de informação e comunicação, há necessidade crescente de se utilizá-la no processo de ensino e aprendizagem na escola. No entanto, existem algumas barreiras observadas no ambiente escolar, principalmente a que se refere à falta de formação docente, para o uso dos meios, ou seja, enquanto os alunos estão dispostos a utilizá-los, os professores encontram dificuldades. A educomunicação surge como forma de solucionar essa dicotomia. Através dela, os alunos são sujeitos da aprendizagem, podendo auxiliar os professores nesse processo, numa educação mais reflexiva. A pesquisa em questão traz uma abordagem educomunicativa no ensino de ciências, numa experiência com o rádio na escola. Como o rádio pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de ciências e possibilitar a reflexão acerca do uso dos meios de comunicação na escola são analisados neste trabalho. A investigação de caráter qualiquantitativo, tem como corrente de pensamento o materialismo dialético que pressupõe a interpretação da realidade baseada nas contradições, numa visão de mundo e de práxis. A pesquisa ação se desenvolveu numa escola de Manaus e contou com etapas como: observação, aplicação de questionários abertos e fechados (escala de Likert), e em uma experiência de elaboração e aplicação de programas de rádio nas aulas de ciências.
Abstract: Science education in Brazil has long been distant and disconnected from the reality of the students. There is no relationship between what is learned in class and how that content is put in context. The content is taught mostly through books, and many times, only through expositive methods, leaving instruction highly unnapealing to the students. As communication and information technology develops and improves, there is a growing need for it to be used inside the classroom. However, schools face several obstacles, including a lack of qualifiedteachers. Students are ready and excited to use and learn with new methods and technologies, but the teachers are not prepared or qualified to use them. The educommunication seems to be the way to solve this dichotomy, as it allows students to participate more actively, helping teachers, and creating a more reflexive approach to education. The research presented here shows education through the use of educommunication in Science, in an experiment using a school radio system. The goal is to analize the use of a radio system in the teaching and learning process for Science, as well as how its use can contribute to and enable a more reflexive approach with communication tools used in the classroom. Research qualitative and quantitative, character has the current of thought dialectical materialism assumes that the interpretation of reality based on contradictions a word view and praxis. This paper’s research took place in a school in Manaus (Amazonas, Brazil), and included observation, questionnaire uses (Likert scale), and an experiment involving ‘airing’ Science educational programs on a school radio system.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2597
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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