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Título: Educação ambiental no Ensino de Ciência: formação, prática e transversalidade
Autor(es): Afonso, Tatyanna de Melo
Orientador(es): Teixeira, Ana Frazão
Palavras-chave: Ciências – Estudo e Ensino;Professores – Formação;Educação Ambiental
Data do documento: 27-Mai-2011
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O ensino de Ciências tem evidenciado muitos desafios aos educadores contemporâneos, especialmente pela complexidade em que a sociedade global se insere e a relação desta com as práticas pedagógicas. A fragmentação disciplinar e a desconexão com a realidade apresentam preocupações e questionamentos sobre a formação continuada do professor diante dos paradigmas emergentes. Haja vista que a velocidade do desenvolvimento científico e tecnológico exige a formação de indivíduos que acompanhem e compreendam o fluxo dessas transformações, revestidos de valores, morais e éticos, e articulados coletivamente. No bojo dessas situações, essa pesquisa objetivou investigar acerca do processo de formação continuada dos professores de ciências no âmbito municipal de ensino para a prática da transversalidade na escola, quanto à inserção das Temáticas Transversais Ambientais, com a finalidade de propor um curso de formação continuada de professores a fim de fortalecer o desenvolvimento da Educação Ambiental e a otimização do Ensino de Ciências nas escolas municipais de Manaus. Em tal perspectiva, a pesquisa situou-se na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM - da Secretaria Municipal de Educação de Manaus – SEMED – para investigar o contexto formativo. Nesse ínterim, considerou-se a prática da transversalidade, em especial a abordagem das Temáticas Transversais Ambientais como fomentadoras de um processo interdisciplinar, promovendo a transformação da prática educativa e a melhoria da qualidade do ensino. Consequentemente, a formação de indivíduos críticos e integrados socialmente. Em face disso, a formação continuada de professores, sob a perspectiva transversal, deve possibilitar aos professores o rompimento de velhos paradigmas, a compreensão e interpretação da realidade e a tessitura desta com os conteúdos curriculares. A pesquisa baseou-se na metodologia de Métodos Mistos, na concepção dialética de educação e os resultados obtidos foram tabulados e analisados quanti-qualitativamente, mediante Escala de Likert, para algumas questões. Diante disso, elaborou-se uma proposta de intervenção, denominada de Curso de Formação Continuada em Temáticas Transversais Ambientais para professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Manaus, visando resignificar as práticas formativas e pedagógicas, apontando as Temáticas Transversais Ambientais como eixo legitimador do desenvolvimento do processo de Educação Ambiental nas escolas públicas municipais
Abstract: The teaching of science has shown many contemporary challenges to educators, especially in the complexity that is part of global society and the relationship of this with the teaching practices. The disciplinary fragmentation and disconnection with reality suggest concerns and questions about the continuing education of the teacher in front of the emerging paradigms. Considering that the speed of scientific and technological development requires the formation of individuals who follow and understand the flow of these transformations, clothed with moral and ethical values and articulate collectively. Within these situations, this research aimed to investigate about the process of continuing education of science teachers in municipal schools for the practice of mainstreaming at school, and the insertion of the Environmental Thematic Cross, in order to propose a course of continuing education teachers to strengthen the development of environmental education and optimization of Science Teaching in schools of Manaus. In this perspective, the research was situated in the Professional Development Division of the Magisterium - PMDD - City Department of Education Manaus - SEMED - to investigate the training context. Meanwhile, it was considered the practice of mainstreaming, in particular the approach of the Thematic Environmental Cross as promoters of an interdisciplinary process, promoting the transformation of educational practice and improving the quality of education. Consequently, the formation of critical and socially integrated individuals. In response, the continuing education of teachers, under the transversal perspective, teachers should allow the breaking of old paradigms, understanding and interpretation of reality and weaving with this curriculum. The research was based on the methodology of mixed methods, the dialectical conception of education and the results were tabulated and analyzed quantitatively and qualitatively, through Likert scale for some questions. Therefore, we prepared a proposal for intervention, called the Continuing Education Course on Environmental Thematic Cross for science teachers the final years of elementary schools of the city of Manaus, in order to reframe the teaching and training practices, pointing to the Cross Thematic Environmental axis as legitimizing the process of developing environmental education in public schools.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2596
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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