DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Wallace-
dc.date.available2020-04-25-
dc.date.available2020-04-29T13:09:09Z-
dc.date.issued2013-03-19-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2594-
dc.description.abstractDiscuss what can make someone be a scientist or an artist seems irrelevant front of the incredible opportunity to experience that the two forms of knowledge can bring to humans. The objective was to investigate which contributions of art to motivation and success in science learning inside the classroom. The theoretical foundation was anchored by Damasio (2011), Feyrabend (2010), Nicolelis (2011), Maturana (2010) among others. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology Amazonas (IFAM) and the subjects form 27 students of the sciences: chemistry (16 students), Biology (11 students) who had contact with the discipline science and art offered (for everyone) as elective within the curriculum. The investigative trajectory was anchored in the qualitative approach to determine perceptions about the importance of discipline and art to science learning and teaching practices of the subjects. The results indicate the need for all school use in the formal art as support and facilitate learning in science. We conclude that the use of artistic images can generate a memorization of scientific contents studied, as well as providing aesthetic and creative growth in the production of science lessons. In a society based on visual values is strategic and necessary the use of images of aesthetic quality and relevance as a motivator for memorization, learning and success in science classespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectProcessos de aprendizagempt_BR
dc.titleCiência e arte: um encontro necessário nas aulas de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T13:09:09Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Levy, Denize Piccolotto Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834505234728150pt_BR
dc.description.resumoDiscutir o que pode fazer alguém ser um cientista ou um artista parece irrelevante, diante da incrível possibilidade de experiências que as duas formas de conhecimento podem trazer ao ser humano. O objetivo foi Investigar quais as contribuições da arte para a motivação e sucesso na aprendizagem de ciências dentro da sala de aula. A fundamentação teórica foi ancorada em Damásio (2011), Feyrabend (2010), Nicolelis (2011), Maturana (2010) dentre outros. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas (IFAM) e os sujeitos da pesquisa formam 27 alunos dos cursos de ciências: Química (16 alunos), Biologia (11 alunos) que tiveram contato com a disciplina ciência e arte oferecida (para todos) como optativa dentro da matriz curricular. O percurso investigativo foi ancorado na abordagem qualitativa para determinar as percepções sobre a importância da disciplina ciência e arte para o aprendizado e as práticas pedagógicas dos sujeitos. Os resultados sinalizam para todos a necessidade da escola utilizar nos espaços formais a arte como apoio e facilitador da aprendizagem em ciências. Concluímos que o uso das imagens artísticas pode gerar uma memorização dos conteúdos científicos estudados, além de propiciar incremento estético e criativo na produção das aulas de ciências. Em uma sociedade baseada em valores visuais é estratégico e necessário o uso de imagens de qualidade e pertinência estética como motivador para memorização, aprendizagem e o sucesso nas aulas de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.relation.referencesATALAY. Bulent. A matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a matemática. São Paulo, Mercuryo, 2007. BARBOSA. Ana Mae. Interterritorialiedade: mídias contextos e educação. São Paulo: Senac. 2008. BARTHES, Roland. Mitologias, 3ª ed. Rio de Janeiro, DIFEL, 2007. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa. Edições 70, 2010. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa. Relógio D´água, 1991. CAPRA, Fritjof. A ciência de Leonardo da Vinci. São Paulo: Cultrix, 2008. CHALMERS, Alan. F. O que é ciência afinal? São Paulo, ed. Brasiliense, 1993. CHASSOT, Atticco. A ciência através dos tempos. 2ª edição reform, São Paulo: Moderna, 2004. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia.13ª edição. São Paulo: Ática, 2003. Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 6ª. ed. DAMÁSIO, Antônio R. E o cérebro criou o homem. São Paulo, Companhia das Letras, 2011. DAMÁSIO, Antônio. R. O erro de Descartes emoção razão e o cérebro humano. São Paulo. Companhia das Letras 2010. ECO. Umberto. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2003. FEYERABEND, Paul K. Adeus à razão, São Paulo: Unesp, 2010. FONTANA, David. A linguagem dos símbolos: a história e os significados ocultos em um guia completo e ilustrado. São Paulo: Publifolha, 2012. GODOY-DE-SOUZA, Hélio A. Marey e a invisibilidade do invisível, Mato Grosso do Sul, 2001. IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro e memória. 2ª ed. Rio de Janeiro, Vieira e Lent, 2010. JASON. H. W. História geral da arte. 2ª edição. São Paulo: Martins fontes, 2001. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 2007. JUNG. Carl Gustav. O espírito na arte e na ciência. Editora Vozes, Petrópolis,1997. LEHRER, Jonah. Proust foi um neurocientista, Rio de Janeiro: Best Seller, 2010. LEMOS. André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 4ª ed., 2008. LEVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996. MASI, Domenico. Criatividade e grupos criativos, Rio de Janeiro: Sextante,2003. MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. São Paulo: ed. Palas Athena, 8ª ed., 2010. NEIVA JUNIOR, Eduardo. A imagem. São Paulo. Ática,1994. NICOLELIS, Miguel. Muito além do nosso eu. São Paulo: Companhia as Letras,2011. ORMEZZANO, Graciela. Educação estética, imaginário e arteterapia. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009. ROCHA, Everaldo; organizador, LÁZARO André...(et al.). Cultura & imaginário. Rio de Janeiro: Maud, 1998. SANTOS. Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio e Janeiro: Graal,1989. STERNBERG. Robert J. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2010. ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em arte um paralelo entre arte e ciência. CampinasSP: Autores associados, 2006.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciência e arte - um encontro necessário nas aulas de ciências.pdf11,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons