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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBreves, Núbia do Socorro Pinto-
dc.date.available2020-04-24-
dc.date.available2020-04-24T00:35:16Z-
dc.date.issued2013-04-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2588-
dc.description.abstractThe dissertation is a survey conducted in the indigenous community and United School District Three Three States - AUA Kambeba in Cuieiras / lower Rio Negro, which analyzes the contribution of knowledge that ethnicity for Science Education in the Amazon, considering how conducts practical teaching of Natural Sciences, a proposal for indigenous education, empowering its traditions, its territory and local sustainability. Aims to analyze the traditional knowledge of the people Omágua / Kambeba practices in the teaching and learning of natural sciences in the School Hall Three States - AUA Kambeba Cuieiras in Rio, and its articulation with the design of educational space in Science Education. While methodological procedure, we opted for a qualitative approach of historical reality, political and sociocultural Omágua / Kambeba, prioritizing knowledge of methodologies and indigenous conceptions of teaching and learning of Natural Sciences in different spaces of formal education, which today configures a perspective of intercultural education in the state of Amazonas. The findings suggest that people Omágua / Kambeba subsidizes their teaching-learning school in the early years of primary school, in the perspective of pedagogy project, focusing on interdisciplinary educational spaces, combining traditional knowledge with the official curriculum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimentos/saberespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectEspaços educativospt_BR
dc.titleConhecimento Omágua/Kambeba e a educação em ciências: um estudo na escola municipal três unidos no rio Cuieiras/Baixo Rio Negropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T00:35:16Z-
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee2Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4628337418347907pt_BR
dc.contributor.referee3Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289241193022321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6879569518677110pt_BR
dc.description.resumoA dissertação trata de uma pesquisa, realizada na comunidade indígena Três Unidos e Escola Municipal Três Unidos – AUA KAMBEBA, no rio Cuieiras/baixo Rio Negro, que analisa a contribuição do conhecimento dessa etnia para a Educação em Ciências na Amazônia, considerando a forma como conduz as práticas de ensino de Ciências Naturais, numa proposta de educação escolar indígena, fortalecedora de suas tradições, de seu território e da sustentabilidade local. Teve como objetivo analisar o conhecimento tradicional do povo Omágua/Kambeba nas práticas de ensino-aprendizagem de ciências naturais na Escola Municipal Três Unidos – AUA KAMBEBA no Rio Cuieiras, e sua articulação com a concepção de espaço educativo na Educação em Ciências. Enquanto procedimento metodológico, optamos pela abordagem qualitativa da realidade histórica, política e sociocultural dos Omágua/kambeba, em que priorizamos o conhecimento das metodologias e das concepções indígenas de ensino e aprendizado das Ciências Naturais em espaços diferenciados de educação formal que, hoje, configura uma perspectiva de educação intercultural no estado do Amazonas. As conclusões apontam que o povo Omágua/Kambeba subsidia sua prática de ensino-aprendizagem escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva da pedagogia de projetos, privilegiando a interdisciplinaridade nos espaços educativos, articulando os conhecimentos tradicionais com o currículo oficial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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