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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Mary Tânia dos Santos-
dc.date.available2020-04-24-
dc.date.available2020-04-24T00:26:56Z-
dc.date.issued2012-04-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2586-
dc.description.abstractIt was investigated on the repercussions of the Scientific Popularization of the Scientific Knowledge systematized by 15 (fifteen) Teachers of the Pole Parintins, that went by a process of Continuous Formation in the Course of Master's degree in Education in Sciences, of the Program of Powders - Graduation in Education Teaching of Sciences in the Amazonian, of the University of the State of Amazon. It was had as parameter the participation of the subjects investigated in Scientific Events in the following scales: place (Seminar: The courses Investigative in Education in Sciences in the Pole / Parintins), Regional (XX EPENN and I DRY), National (VIII ENPEC accomplished in Campinas / SP). theoretical Considerations regarding the Scientific Popularization (DC) they were articulate to penetrate in an a more detailed vision of the presence of the science and technology in our society, as well as the Scientific Culture in the Dynamics of the Production of the Science, also defined as "dynamics of the scientific culture". In the methodological procedure the qualitative approach was prioritized through the bibliographical research and technical of the participant observation research of field exploratory, combined ace, questionnaires, interviews semi - structured centered in the Focal Group. The accomplishment of the interviews semi - structured with the Teachers in Continuous Formation (PFC) they happened in two ways, in the first it was the delivery of the interview form printed, and on Monday I send of the interview form for email, participant observation happened during the meetings of the Nucleus of Studies and Research in Scientific Education of Parintins - NEPECIP. The results showed the reflection as one of the important points of the Program of Master's degree in Education in Sciences in the Amazonian, leaving evident that the Scientific Production is in a cumulative process built by the actions of all the enterprising of the process: teachers / researchers / advisors, master degree / researchers / teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepercussãopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectConhecimentos Científicospt_BR
dc.subjectProfessores/ Polo Parintinspt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titleA divulgação científica da produção de professores em formação continuada do mestrado em educação em ciências - polo Parintins/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T00:26:56Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2426991290991797pt_BR
dc.description.resumoInvestigou-se sobre as repercussões da Divulgação Científica dos Conhecimentos Científicos sistematizados por 15 (quinze) Professores do Pólo Parintins, que passaram por um processo de Formação Continuada no Curso de Mestrado em Educação em Ciências, do Programa de Pós – Graduação em Educação Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas. Teve-se como parâmetro a participação dos sujeitos investigados em Eventos Científicos nas seguintes escalas: local (Seminário: Os percursos Investigativos em Educação em Ciências no Polo/ Parintins), Regional (XX EPENN e I SECAM), Nacional (VIII ENPEC realizado em Campinas/ SP). Considerações teóricas referentes à Divulgação Científica (DC) foram articuladas para adentrar numa uma visão mais detalhada da presença da ciência e tecnologia em nossa sociedade, assim como a Cultura Científica na Dinâmica da Produção da Ciência, também definida como “dinâmica da cultura científica”. No procedimento metodológico foi priorizada a abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo exploratória, combinadas ás técnicas da observação participante, questionários, entrevistas semi- estruturadas centradas no Grupo Focal. A realização das entrevistas semiestruturadas com os Professores em Formação Continuada (PFC) ocorreram de duas formas, na primeira foi a entrega do formulário de entrevista impresso, e na segunda envio do formulário de entrevista por email, a observação participante ocorreu durante as reuniões do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica de Parintins- NEPECIP. Os resultados mostraram a reflexão como um dos pontos importantes do Programa de Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, deixando evidente que a Produção Científica é um processo cumulativo construído pelas ações de todos os realizadores do processo: professores/ pesquisadores/ orientadores, mestrandos/ pesquisadores/ professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesACEVEDO DÍAZ; VÁSQUEZ; MANASSERO. Papel de laeducación CTS en uma alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. In: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências. v.2, nº2, 2003. ADINOLFI, V.T.S. A participação encenada: o debate sobre ética da ciência e bioética. UNICAMP. Disponível em: <www.urnicid.academia.edu>. Acesso: 20/10/2011. ALBAGLI, Sarita. Divulgação Científica: Informação científica para a cidadania? Ci. Inf, Brasília, v.25, 1996. ALMEIDA, Mª José P. M. de. O texto de Divulgação Científica como recurso didático na mediação do discurso escolar relativo a ciência. In: PINTO, Gisnaldo Amorim (org.). Divulgação Científica e Práticas Educativas. 1ºed. Curitiba: CRV, 2010. ALVES, Luciana Arruda. A Divulgação Científica e as Instituições. Comunicação apresentada em Sessão Coordenada: Linguagem e conhecimento: espaços de circulação, durante a VII Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília. Set., 2005. APPOLINÁRIO, Fábio. 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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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