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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Marlucia Ferreira-
dc.date.available2020-04-24-
dc.date.available2020-04-24T00:23:08Z-
dc.date.issued2012-04-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2585-
dc.description.abstractThis research was central intention to map the emotional aspects that influence and hinder the learning from the use of pedagogical tools produced by graduates of the Master of Science Teaching Professional at Amazon. Thus proposed focus and guide the look in teacher student relations as ability to perform activities that contribute to improving the quality of learning from lessons mediated educational resource, especially Kit Dive Deeper. He sought to identify how the affective dimension is present in the classroom and the social representation that teachers and students attribute the same. The work is supported by authors such as Piaget, Wallon, Vygotsky, among others, who emphasize, even indirectly the theme of affectivity and its importance for learning at the same time point out that cognitive and affective go together. The methodology used was ethnographic study, which is included in the qualitative approach. Data collection took place from the transcript of the reports of the participants, observing their activities and their participation in the activities performed. Data analysis was based on the description and groupings of the answers given in the formal and informal dialogues. All activities were established with the central focus on the learning process as well as the contributions that teachers and students attach to affectivity as a driver of learning. This research can still see the need and importance of pedagogical mediation from educational tools, such as developed and used here by the Academic Master graduates of science education in the Amazon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectRelação Ensino Aprendizagempt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleMapeamento dos aspectos afetivos que influenciam e dificultam a aprendizagem a partir do uso de ferramentas pedagógicas produzidas por egressos do mestrado profissional de ensino de ciências na Amazôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T00:23:08Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê-
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê-
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Vicente, José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530555404890301pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como intenção central mapear os aspectos afetivos que influenciam e dificultam a aprendizagem a partir do uso de ferramentas pedagógicas produzidas pelos egressos do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências na Amazônia. Dessa forma se propôs privilegiar e pautar o olhar nas relações professor aluno como possibilidade de se realizar atividades que contribuíssem para a melhoria da qualidade de aprendizagem a partir de aulas mediadas pelo recurso pedagógico, em especial o Kit Mergulhe mais Fundo. Procurou-se identificar de que forma a dimensão afetiva está presente na sala de aula e a representação social que professores e alunos atribuem a mesma. o trabalho se apóia em autores como: Piaget, Wallon, Vigostski, dentre outros, que enfatizam, mesmo de forma indireta a temática da afetividade e sua importância para a aprendizagem, ao mesmo tempo que apontam que cognição e afetividade andam juntas. A metodologia adotada foi o estudo etnográfico, que se insere na abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se a partir da transcrição dos relatos dos participantes, da observação de suas atividades e de sua participação nas atividades realizadas. A análise dos dados se pautou na descrição e agrupamentos das respostas dadas nos diálogos formais e informais. Todas as atividades foram estabelecidas tendo como foco central o processo ensino aprendizagem, bem como as contribuições que professores e alunos atribuem para a afetividade como propulsora da aprendizagem. Nessa pesquisa pode-se observar ainda a necessidade e importância da mediação pedagógica a partir de ferramentas pedagógicas, como a desenvolvida e aqui utilizada pelos egressos do Mestrado Acadêmico do Ensino de Ciências na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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