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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Mariê Augusta de Souza-
dc.date.available2020-04-23-
dc.date.available2020-04-24T00:19:37Z-
dc.date.issued2013-04-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2584-
dc.description.abstractThe present study hunts to do a theoretical analysis of the investigations about the processes of learning of Mathematics contents associated to logical thought and the solving problems of deaf students by Brazilian Signal Language (LIBRAS). In general aspects, it is analyzed how the cognitive processes (reasoning and solving Mathematics problems) are stimulated and how it is developed by under-graduated students during the interactive activity with deaf students. The research is qualitative involving ten (10) deaf students from a specialized school for Deaf Education, in Parintins, Amazonas, by using as provoking didactic instrument the creation and the didactical implementation of a multiplication table entitled “MinhaTabuadaem Libras”which aims to favor and potentializeit as a support for educators to develop other mechanisms that make much more feasible the learning of that student. By those ways pre and pro tests were applied in order to found the objective of the research as well as to prove whether the learning of the student in consideration happens in the same levels of hearing student. The research solves the scientific problem which has as basis: “ How does the learning of Mathematics problems happen associated to logical thought and reasoning of deaf student by LIBRAS?”. The theoretical referent which allowed the made of the theoretical mark to structure the research has the ideas of Sternberg (2010) relating to cognitive processes, language, signs language and others. Also it is important to emphasize the works of Gesser (2009), Chomsky (1975), Laborrit (1994) etc. The use of plays, bingos and other concrete materials were significant as facilitators to learning in special Brazilian Signs Language (LIBRAS) necessary in the process of communication, interaction and the development of non-hearing people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos Cognitivospt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.titleOs processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T00:19:37Z-
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê-
dc.contributor.referee3Correia, Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8689720523705646pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo procura fazer uma análise teórica das investigações sobre os processos de ensino - aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e à resolução de problemas por parte do estudante surdo, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Em termos gerais, analisa-se de que maneira os processos cognitivos (raciocínio e resolução de problemas em matemática) são estimulados e como ele é desenvolvido pelos docentes durante a atividade interativa com estudantes surdos. A pesquisa de caráter qualitativo envolveu 10 (dez) estudantes surdos da escola especializada em Educação de Surdos, em Parintins, Amazonas, utilizando como instrumento didático provocador a criação e implementação didática de uma tabuada intitulada “Minha Tabuada em Libras”, que tem como intenção favorecer e potencializá-la como suporte para que educadores desenvolvam outros mecanismos que viabilizem ainda mais a aprendizagem deste estudante. Neste percurso, aplicou-se o pré e pós - teste para fundamentar o objetivo da pesquisa, e ao mesmo tempo, comprovar se a aprendizagem do estudante em questão acontece nos mesmos níveis do estudante ouvinte. A pesquisa resolve o problema científico embasado em: “Como se dá a aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e a resolução de problemas do estudante surdo utilizando a LIBRAS?”. O referencial teórico que permite a elaboração do marco teórico para estruturar a pesquisa apresenta em primeiro lugar as idéias de Sternberg (2010) em relação aos processos cognitivos, língua, linguagem, língua de sinais e outros. Também é importante destacar os trabalhos de Gesser (2009), Chomsky (1975), Laborrit (1994), etc. São utilizados também, materiais concretos que servem de aportes facilitadores à aprendizagem do estudante surdo, em especial, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), necessária no processo de comunicação, interação e desenvolvimento dos não ouvintes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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