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dc.contributor.authorFonseca, Maildson Araújo-
dc.date.available2020-04-23-
dc.date.available2020-04-24T00:11:27Z-
dc.date.issued2013-04-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2582-
dc.description.abstractMuch has been said and written on improving physics teaching, introducing dynamic techniques and objective, appropriate methodology for the development of skills and attitudes, preparing the young to life. The years have passed and the tiredness is felt, and so seeks to reflect on the methodologies that are applied in teaching this discipline. This work describes the methodologies used in the field of Gleba Vila Amazonia, in the year 2012 and has as main purpose to show the use of field classes using natural resources, such as virtual lab and methodologies in educational practices in the discipline of physics, the use of experiments, are the most relevant and discussed. Were the ideas of pupils and teachers at the beginning and end of the teaching-learning process on the subject in question. Can't think of advance that students are interested in learning science, as we speak some authors. But contact with experience should wake up in them interest. In this way the results obtained prove that the use of these methodologies, will take students to verify the theory-practice in applied, getting results and significant stimuli.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da Físicapt_BR
dc.subjectRecursos Naturaispt_BR
dc.subjectLaboratório Virtualpt_BR
dc.titleO ensino de física utilizando elementos naturais como recurso pedagógico e laboratórios virtuais no 9° ano do ensino fundamental na Gleba de Vila Amazônia, Parintins – Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T00:11:27Z-
dc.contributor.advisor-co1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Rutenio Luiz Castro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3786214307009411pt_BR
dc.contributor.referee4Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee5Rivera, José Anglada-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408202171363945pt_BR
dc.description.resumoMuito tem se falado e escrito em melhorar o ensino de Física, a partir da introdução de técnicas dinâmicas e objetivas e metodologia adequada ao desenvolvimento de habilidades e atitudes, preparando, realmente, o jovem para a vida. Os anos têm passado e o cansaço se faz sentir, e assim procura-se refletir sobre as metodologias que são aplicadas no Ensino desta disciplina. Este trabalho descreve as metodologias usadas nas escolas do campo da Gleba de Vila Amazônia, no ano de 2012 e tem como objetivo principal comprovar que aulas voltadas para um estudo das Ciências Naturais utilizando recursos didáticos de ambiente natural e virtual possibilita a consolidação dos conhecimento de Física adquiridos pelos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental das escolas do campo da Gleba de Vila Amazônia, Parintins-Amazonas. Ressalta-se que a utilização dos experimentos, são os pontos mais relevantes e discutidos nessa pesquisa. Para tanto foram seguidos importantes passos baseados no método científico os quais dignificaram a veracidade dos resultados obtidos. Inicialmente foi observada a prática docente dos educadores das escolas municipais da Gleba de Vila Amazônia para que pudessem ser planejadas as inserções das aulas práticas com contato concreto com a natureza, bem como os objetivos a serem alcançados com tais atos. Neste processo foram verificadas as ideias dos alunos e dos professores no início e término do processo ensino e aprendizagem sobre o tema em questão para que assim pudessem ser constatados os resultados neste processo. Este não consiste em um manual, mas em um documento que deve fomentar a inserção da interação concreta do processo educacional com o meio ambiente, tornando tal processo mais eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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