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dc.contributor.authorSilva, Glauciane Sousa da-
dc.date.available2020-04-02-
dc.date.available2020-04-24T00:07:53Z-
dc.date.issued2017-04-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2580-
dc.description.abstractNon-formal spaces present possibilities for teaching science, as well as developing ecological literacy with the aim of re-educating citizens in a new conception of life sustainability, motivated by experience and participation. The purpose of this research was to analyze how the ecological literacy process takes place in educational spaces with students from the initial grades of Elementary Education using the Natural Sciences proposal and the Social Representation of the "Blue Lagoon" of Parintins-AM. Comprehensiveness of the social context, school and space of the "Blue Lagoon", we opted for the mixed method in order to obtain a better understanding of the problem researched. Composed as subjects of the research 37 students, 01 teacher, 04 residents. And in the Social Representation we applied the technique (ALP) and participated 31 students, 13 teachers and 25 community members. The research reinforces the need to value partnerships between non-formal and formal spaces and to increase participation among school, students, community and others who are willing to collaborate with social projects in the preservation of natural environments. In the didactic sequence and proposed actions, it was observed that ecological literacy is possible, provided that pedagogical alternatives are sought anchored to the social reality of the subjects, in a way that can reflect ecological postures and sustainability standards, so that in the near future other Can enjoy the same possibilities as today. The experience allows a wealth of scientific knowledge, which makes the contents of Natural Sciences more stimulating and pleasant in the act of learning, as well as to develop emotional bonds, which awaken the formation of ecological consciousness. In this way it is possible to consider that the "Blue Lagoon" is an environment conducive to the Teaching of Sciences, with elements for the formation of the ecological subject. As a product, we present a proposal of pedagogical work to be explored under different aspects and that will be helping in an interdisciplinary way in teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectEspaços educativospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização ecológicapt_BR
dc.titleA "lagoa azul" como espaço educativo não formal para alfabetização ecológica de estudantes das séries iniciais no município de Parintinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T00:07:53Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee2Nagem, Ronaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692442559818450pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Cirlande Cabral da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194860979587616pt_BR
dc.description.resumoOs Espaços não formais apresentam possibilidades para o Ensino de Ciências, assim como desenvolver Alfabetização Ecológica com o intuito de reeducar os cidadãos em uma nova concepção de sustentabilidade da vida, motivado pela experiência e participação. Para isto, a pesquisa teve como objetivo analisar como se dá o processo de alfabetização ecológica em espaços educativos com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental usando a proposta de Ciências Naturais e a Representação Social da “Lagoa Azul” de ParintinsAM. Considerando a abrangência do contexto social, escola e espaço da “Lagoa Azul”, optamos pelo método misto no sentido de obter melhor entendimento do problema pesquisado. Compuseram como sujeitos da pesquisa 37 estudantes, 01 professor, 04 moradores. E na Representação social aplicamos a técnica (ALP) e participaram 31 estudantes, 13 professores e 25 comunitários. A pesquisa reforça a necessidade de valorizar as parcerias entre espaços não formais e formais e ampliar a participação entre escola, estudantes, comunitários e outros que estejam dispostos a colaborar com os projetos sociais na preservação de ambientes naturais. Na sequência didática e ações propostas, observou-se que a alfabetização ecológica é possível, desde que se busquem de Ciências Naturais mais instigantes e prazerosos no ato de aprender, assim como a desenvolver vínculos alternativas pedagógicas ancoradas à realidade social dos sujeitos, de tal maneira que possam se refletir posturas ecológicas e padrões de sustentabilidade, para que no futuro próximo outras gerações possam usufrui das mesmas possibilidades que existem hoje. A experiência permite uma bagagem de conhecimento científico, que torna os conteúdos emocionais, que despertam a formação da consciência ecológica. De tal modo é possível considerar que A “Lagoa Azul” é um ambiente propício para o Ensino de Ciências, com elementos para a formação do sujeito ecológico. Como produto, apresentamos uma proposta de trabalho pedagógico a ser explorados sob diferentes aspectos e que estará auxiliando de forma interdisciplinar no ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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