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dc.contributor.authorCarvalho, Luís Alberto Mendes de-
dc.date.available2020-04-22-
dc.date.available2020-04-22T01:34:13Z-
dc.date.issued2012-04-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2579-
dc.description.abstractIn this paper we present the results of research that sought to understand, from the School Science Program (PCE), proposed by the Foundation of Help the Amazon Research (FAPEAM), the process of scientific initiation (IC). To achieve our purpose, we performed, initially, bibliographic survey about how theorists treat education and science education so that we have a broad panorama of the use or nonuse of the IC in schools, specifically in elementary school; as a result, we know the PCE of FAPEAM, project that originated with the purpose of promoting the active participation of teachers and students of public State and municipal networks of basic education in scientific and technological research projects to be developed and applied in schools; Subsequently, we draft semi-structured questionnaires, which were answered by professors-researchers, coordinators and students-which helped us trace the profile of these subjects, as well as get data that would give argumentative support to analyze the process of IC of PCE, i.e. before, during and after its execution. The research projects studied, as well as the data collected from the subjects involved, were those developed in 2011 in the public schools of Parintins/AM. As theoretical basis, we take as a basis the assumptions of Chassot (2003; 2011), Demo (2010), Amancio (2004), Galiazzi (2011), Orlandi (2001; 2004), Foucault (1996), among others. The research of qualitative nature, allowed to bring to the reflection that is not always the program is seen as a way to IC by public schools, which is why some points require adjustments in order to achieve based on science education in the State of Amazonas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPrograma Ciência na Escolapt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.titleA iniciação científica em Parintins/AM: uma análise do programa ciência na escola (PCE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T01:34:13Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Sena, Odenildo Teixeira-
dc.contributor.referee2Sena, Odenildo Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9582118543720124pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9582118543720124pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos o resultado de pesquisa que buscou compreender, a partir do Programa Ciência na Escola (PCE), proposto pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), o processo de Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental. Para atingir o propósito, realizamos, inicialmente, levantamento bibliográfico a respeito de como os teóricos tratam a educação e o ensino de ciências, a fim de que tivéssemos um panorama amplo da utilização, ou não, da IC nas escolas observadas; na sequência, buscamos conhecer o PCE da FAPEAM, programa que surgiu com o propósito de promover a participação ativa de professores e estudantes das redes públicas estadual e municipal da educação básica, em projetos de pesquisa científicotecnológicas a serem desenvolvidos e aplicados nas escolas; posteriormente, elaboramos questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por professores-coordenadores e estudantes-pesquisadores, o que nos ajudou a traçar o perfil desses sujeitos, assim como na obtenção dos dados que dessem a sustentação argumentativa para analisar o processo de IC do PCE, ou seja, antes, durante e após a sua execução. Os dados coletados, a partir dos sujeitos envolvidos no processo de IC, se referem aos projetos desenvolvidos em 2011, nas escolas da rede pública de Parintins/AM. Como fundamento teórico, tomamos por base os pressupostos de Chassot (2003; 2011), Demo (2010), Amâncio (2004), Galiazzi (2011), Orlandi (2001; 2004), Foucault (1996), entre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, possibilitou a reflexão de que nem sempre o PCE é tido como IC pela rede pública de ensino, razão pela qual alguns pontos necessitam de ajustes, a fim de se efetivar o ensino pautado na ciência no interior do Estado do Amazonas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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