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dc.contributor.authorRocha, João Marinho da-
dc.date.available2020-04-22-
dc.date.available2020-04-22T01:26:08Z-
dc.date.issued2012-04-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2577-
dc.description.abstractHistorically the Amazon region was marked by violent dialogue processes on the actions that explored and enjoyed their natural resources. Currently, however, there are initiatives that actually demonstrate that local people also look at the world and say what, and how they see their world, assist in the care and use of its resources. One of these initiatives is the program "pé-de-pincha" that promotes the management of Amazonian turtles in partnership with communities, schools and the Federal University of Amazonas (UFAM) – in the lower Amazon Basin. This study shows how this dialogue helps processes of science literacy in subjects who participate in the actions of this program; using the ideas discussed in: Lorenzetti & Delizoicov (2001), Daniel (2005) and (2008), Pozo & Crespo (2009), Delizoicov, Angnotti, Pernambuco (2009) Almeida (2010), Saints (2010), Sandín Esteban (2010) & Krasilchik Marandino (2010), rock & Fachín-Terán (2010), Alcântara & Fachín-Terán (2010), Chassot (2011), in addition to others as well. The analysis was based on a qualitative research proposal. Using features such as participant observation and interviews, we bring the community knowledge concerning management issues in which they are inserted and in that sense give this knowledge to promote science literacy in teachers and pupils of the fourth and fifth years of the initial series of three schools. The analysis of their reports point to a huge sensitivity about the management, their relationships with community life and, above all, with educational activities from nonformal education, spaces generated by Community action to deal with the Amazonian resources. Signs that are indicative of science literacy in rural communities in the Amazon, are noted, not only from within the school, but the numerous non-formal community interactions and everyday experiences of men and women of Amazonian environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectManejo de quelôniospt_BR
dc.subjectEspaços Não Formais de Educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científica Comunidades Amazônicaspt_BR
dc.titlePrograma de manejo de quelônios Amazônicos "pé-de-pincha": articulando a alfabetização científica em comunidades rurais do Baixo Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T01:26:08Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Chassot, Attico Inacio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159020225820727pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Ierece dos Santos-
dc.contributor.referee4Noronha, Evelyn Lauria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074944691414686pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente a região amazônica foi marcada por processos de diálogos violentos nas ações que exploraram e usufruíram de seus recursos naturais. Atualmente, no entanto, existem iniciativas que de fato demonstram que as populações locais também olham para o mundo e dizem o que, e o como veem seu mundo, auxiliam no cuidado e usufruto de seus recursos. Uma dessas iniciativas é o programa “pé-de-pincha” que promove o manejo de quelônios amazônicos em parceria com Comunidades, Escolas e a Universidade Federal do Amazonas – UFAM no Baixo Amazonas. Este estudo mostra como esse diálogo vem auxiliando processos de Alfabetização Científica nos sujeitos que participam das ações desse programa. Dialoga-se neste trabalho com Lorenzetti & Delizoicov (2001), Andrade (2005) e (2008), Pozo & Crespo (2009), Delizoicov, Angnotti, Pernambuco (2009) Almeida (2010), Santos (2010), Sandín Esteban (2010), Krasilchik & Marandino (2010), Rocha & Fachín-Terán (2010), Alcântara & Fachín-Terán (2010), Chassot (2011), dentre outros. O foi estudo pautado numa proposta qualitativa de pesquisa. Utilizando-se de recursos como observação participante e entrevistas, trazendo os conhecimentos de comunitários, professores e alunos do 4º e 5º anos das séries iniciais de três escolas referentes às questões do manejo em que estão inseridos e que sentidos dão a esses conhecimentos para promoção da Alfabetização Científica. As análises de seus relatos apontam para uma enorme sensibilidade sobre o manejo, suas relações com a vida comunitária e, sobretudo com ações educativas a partir de espaços não formais de educação, gerados pela ação comunitária de lidar com os recursos amazônicos. Sinalizam-se com isso, indicativos de Alfabetização Científica em comunidades rurais amazônicas, não apenas a partir de dentro da escola, mas dos inúmeros espaços não formais comunitários e das vivências cotidianas dos homens e mulheres desses ambientes amazônicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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