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Título: Vivências e experiências em educação matemática no município de Parintins/AM
Autor(es): Beltrão, Isabel do Socorro Lobato
Orientador(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Educação Matemática;Currículo;Narrativas de Professores
Data do documento: 21-Abr-2012
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa centra-se em narrativas de professores que ministraram e/ou ministram Matemática no Ensino Fundamental e Médio (1960 – 2010). Aborda questões fundamentais sobre vivências e experiências docentes na Educação Matemática a partir de narrativas dos professores que atuaram e/ou atuam nas últimas cinco décadas mencionadas. A História Oral foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, preparação, elaboração e análise das narrativas. Inicia com o mapeamento dos sujeitos-professores, selecionados, aleatoriamente, cinco, sendo um representante de cada década. Constatou-se, a partir das narrativas, mudanças ocorridas na Educação Matemática nas últimas cinco décadas, visto que havia carência de professor qualificado, acesso a livros, recursos didáticos, falta de informações, assim como as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no meio da Floresta Amazônica, no Estado do Amazonas, Região Norte do país. Espera-se que tenha possibilitado contribuições com conhecimento, a partir dos registros das vivências e experiências docentes e a ressignificação da Educação Matemática nas relações sociais e, por conseguinte, no pleno exercício da cidadania.
Abstract: The research is centered in teachers' narratives that supplied and/or they supply Mathematics in the Fundamental and Medium Teaching (1960 - 2010). it Approaches fundamental subjects about practices and educational experiences in the Mathematical Education starting from the teachers' narratives that acted and/or they act in the last five mentioned decades. The Oral History was used as methodology of qualitative research, basing the investigative purposes, preparation, elaboration and analysis of the narratives. It begins with the subject-teachers' outlining, selected, casually, five, being a representative of every decade. It was verified, starting from the narratives, changes happened in the Mathematical Education in the last five decades, because there was qualified teacher's lack, access to books, didactic resources, lack of information, as well as the inherent difficulties to the life in an island in the middle of the Amazonian Forest, in the State of Amazon, North Area of the country. It is expected that has made possible contributions with knowledge, starting from the registrations of the practices and educational experiences and the remeaning of the Mathematical Education in the social relationships and, consequently, in the full exercise of the citizenship.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2575
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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