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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Edilson Barroso-
dc.date.available2020-04-21-
dc.date.available2020-04-21T03:18:31Z-
dc.date.issued2012-10-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2572-
dc.description.abstractThat research has as objective analyzes as the curriculum influence in the teachers' formation in the Course of Degree in Physics of CESP/UEA of Parintins. It was born of authors Nardi's knowledge & Camargo (2008), Delizoicov and Angotti (1994), Moreira (1986), Krasilchik (1987), regarding the curriculum and the teachers' of Physics formation in Brazil and in Amazon, fact that is now being discussed thoroughly in several works about teachers' formation, some of these works are related in the State of the Art. The methodology of the research follows Gil's recommendations (2010), Creswell (2007) for collection and analysis of the data regarding the teachers' opinions and students of Physics Course on the formation process that you/they are involved. The research is qualitative, being characterized by using the method fenomenológico. The used technique went to the interview with eight teachers that supply classes in the course Physics and their answers were related with the answers of the questionnaires developed with ninety two students of the first, third and fifth period Course of Physics. We identified that some teachers ignore the curriculum of Physics Course and they develop their activities based in the menus of the disciplines. The students, independent of the period also has difficulty in understanding what is the curriculum and their relationships with their pedagogic and professional formation in the Center of Superior Studies in Parintins. Some points of Physics curriculum need to be modified according to the local reality, as the grating curricular, effectiveness of the laboratory in Physics teaching, the teachers' methodology. And, possibly, practiced this proposal there will be improvements in these teachers' of Physics formation in this Unit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectFormação de Professor de Físicapt_BR
dc.titleFormação de professores de física no centro de estudos superiores de Parintins/UEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-21T03:18:31Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee2Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee3Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee4Forsberg, Maria Clara da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7644095499903694pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve o objetivo de analisar como o currículo influência na formação de professores no Curso de Licenciatura em Física do CESP/UEA de Parintins. Assim partiu-se do conhecimento dos autores Nardi & Camargo (2008), Delizoicov e Angotti (1994), Moreira (1986), Krasilchik (1987), referente ao currículo e a formação de professores de Física no Brasil e no Amazonas, fato que está atualmente sendo amplamente discutidos em vários trabalhos sobre formação de professores, alguns destes trabalhos estão relacionados no Estado da Arte. A metodologia da pesquisa seguem as recomendações de Gil (2010), Creswell (2007) para coleta e análise dos dados referentes às opiniões dos professores e estudantes do Curso de Física sobre o processo de formação que estão envolvidos. A pesquisa é qualitativa, caracterizando-se por utilizar o método fenomenológico. A técnica utilizada foi à entrevista com oito professores que ministram aulas no curso Física e suas respostas foram relacionadas com as respostas dos questionários desenvolvidos com noventa e dois estudantes do primeiro, terceiro e quinto período Curso de Física. Identificamos que alguns professores desconhecem o currículo do Curso de Física e desenvolvem suas atividades baseados nas ementas das disciplinas. Os estudantes, independentes do período, também tem dificuldade em compreender o que é o currículo e suas relações com sua formação pedagógica e profissional no Centro de Estudos Superiores em Parintins. Alguns pontos do currículo de Física precisam ser modificados conforme a realidade local, como a grade curricular, eficácia do laboratório no ensino de Física, a metodologia dos professores. E, possivelmente, praticada esta proposta haverá melhorias na formação destes professores de Física nesta Unidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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