DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2571
Título: Conhecimentos indígenas e educação em ciências: a sexualidade Kambeba como elemento de preservação cultural
Autor(es): Mota, Dalva Suely Moraes
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Sexualidade;Educação Indígena;Educação Sexual;Interculturalidade;Saberes tradicionais
Data do documento: 21-Abr-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A valorização dos bens imateriais dos povos tradicionais é um dos fatores fundamentais de preservação da cultura, o que nos motivou a pesquisar sobre a temática da sexualidade indígena entre os índios Kambeba, no baixo Rio Negro-Amazonas. Partindo dos hábitos e dos conhecimentos da cultura desse povo, propusemos uma reflexão, com base em diálogos interculturais, próprios da realidade amazônica. Identificamos que a cultura indígena continua ativa em determinadas etnias, embora inibida no desenvolvimento de suas criatividades e potencialidades tradicionais, principalmente no tocante à sexualidade. Descrevemos hábitos, crenças e mitos referentes à sexualidade indígena Kambeba, com destaque aos seus percursos históricos e socioculturais, fazendo uma análise sobre a influência da sociedade envolvente na transformação ou preservação dessa etnografia. Destacamos a relevância da temática para o Ensino de Ciências, considerando o quanto podemos apreender com os costumes e hábitos da cultura nativa Kambeba e sua maneira de lidar com as questões sexuais, traçando novos caminhos entre os (des) caminhos de um povo pauperizado e explorado, desde tempos da colonização. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com traços etnometodologicos, por se centrar em uma característica especifica de uma determinada etnia e suas tradições. A forma interdisciplinar de abordagem do currículo na Escola Indígena Aua Três Unidos possibilitou observar o desenvolvimento de projetos interculturais, em que a escola funciona como um espaço vital para o fortalecimento e resgate dos saberes tradicionais do povo Kambeba e como meio articulador de promoção do conhecimento teórico da sociedade nacional.
Abstract: The valuation of intangible assets of traditional peoples is a fundamental factor for the preservation of culture, which prompted us to research on the topic of sexuality among indigenous Indians Kambeba, in the lower Rio Negro, Amazonas. Based on the habits and knowledge of the culture of this people, we proposed a reflection, based on intercultural dialogues, Amazon’s own reality. We found that the indigenous culture remains active in certain ethnic groups, although inhibited the development of their creativity and potential traditional, especially with regard to sexuality. We describe habits, beliefs and myths concerning sexuality indigenous Kambeba, highlighting their sociocultural and historical tours, doing an analysis on the influence of the surrounding society in transformation or preservation of this ethnography. Highlight the relevance of the theme for the Teaching of Science, considering how much we can learn with the customs and habits of the native culture Kambeba and his way of dealing with sexual issues, charting new paths between the (mis) direction of a people poor and explored since colonial times. It is therefore a qualitative, exploratory type, with ethnomethodological traits as it focuses on a specific feature of a particular ethnicity and traditions. The interdisciplinary approach of the curriculum in Indigenous School Aua Three States permitted to observe the development of intercultural projects, in which the school operates as a living space for strengthening and recovery of traditional knowledge of the people and as a means Kambeba articulator promotion of theoretical knowledge national society.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2571
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons