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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Marilda Picanço-
dc.date.available2020-04-16-
dc.date.available2020-04-21T03:04:59Z-
dc.date.issued2013-04-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2568-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a survey conducted in the Masters course in Academic Teaching Science in Amazonia, in a School of Municipal Schools of the City of Manaus - AM, which aimed to show how the process of teaching - learning in the first years of elementary school classes in Natural Sciences, seeking to highlight elements that can contribute to the process of Education in this discipline. For this, we used the qualitative research approach, because we want to observe the problem focusing its development, without losing sight of the different dimensions that constitute it and the relations established between the fact and the subject selected. The instruments used to collect data on the development of research and interview techniques were applied in the survey own school environment and as subjects, students and teachers of the early years of elementary school. The results of the analysis were collected through written annotations, photographs and drawings of the students. Thereafter we analyze teachers through the teaching - learning process mainly mobilize the knowledge of the experience developed in their pedagogical practice, showing that such knowledge resulting from interactions teachers in different moments of their actions and they produce in the context of practical teaching knowledge to serve do pedagogic support.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectEnsino–aprendizagempt_BR
dc.subjectSaber Docentept_BR
dc.titleO processo ensino aprendizagem em ciências naturais: buscando a dinâmica do saber em uma escola municipal de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-21T03:04:59Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778909759409891pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências na Amazônia, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Manaus – AM. Teve como objetivo geral mostrar como se dá o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências Naturais, buscando evidenciar elementos que possam contribuir com o processo de Educação nesta disciplina. Para isso, foi utilizada a pesquisa com abordagem qualitativa, pois buscamos observar o problema focalizando seus desdobramentos, sem perder de vista as diferentes dimensões que o constituem e as relações estabelecidas entre o fato e os sujeitos selecionados. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados no desenvolvimento da pesquisa foram técnicas de entrevista e questionário aplicado no próprio ambiente escolar tendo como sujeitos, os alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados das análises foram registrados por meio de anotações escritas, fotografias e desenhos dos alunos. A partir da analise, concluímos que os professores, através do processo ensino–aprendizagem, mobilizam principalmente os saberes da experiência desenvolvidos em sua prática pedagógica, mostrando que tais saberes resultam das interações docentes nos diferentes momentos de suas ações e que produzem no contexto da prática docente saberes que servem de apoio ao fazer pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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