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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRendeiro, Manoel Fernandes Braz-
dc.date.available2020-04-14-
dc.date.available2020-04-14T23:10:47Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2565-
dc.description.abstractThe objective of this study is to present the dissemination of scientific knowledge in High School, in a SEDUC / AM project, which uses information and communication technologies, especially distance learning, as an educational tool to teach 3rd year Secondary school students in the Municipality of Parintins. The study was conducted with professionals from the Centre for Media Education in Amazonas (CEMEAM) in Manaus; classroom teachers; students and former students of the High School Direct and Distance Teaching Process in five schools in the city of Parintins, comprising of one state ( urban area ) and four municipal ( rural area ), selected to provide a wide ranging spectrum. The methodology was informed by qualitative approaches, both exploratory and descriptive in nature, using techniques of indirect documentation, intensive direct observation and structured interviews. Data was collected and then analyzed to compose the survey findings. The results demonstrated that the existence of scientific dissemination within the combined Direct and Distance Teaching Process assists mathematical learning, albeit being partially understood by all those involved. However, serious problems encountered in the methodology used by the project in question still need to be overcome urgently, as do additional issues concerning infrastructure and logistics, according to teachers and studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
dc.subjectMediação Tecnológicapt_BR
dc.titleDivulgação científica no favorecimento do aprendizado de matemática no ensino médio, no projeto presencial e mediado por tecnologia da SEDUC- AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T23:10:47Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee2Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289241193022321pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Ágida Maria Cavalcante dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932688153091781pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo apresentar o processo de divulgação do conhecimento científico no Ensino Médio, no projeto da SEDUC/AM, que utiliza as tecnologias de informação e comunicação, em especial a EaD, como mediação para a aprendizagem Matemática de alunos do 3º ano do Ensino Médio nas escolas do Município de Parintins. O estudo foi realizado junto a profissionais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas – CEMEAM, em Manaus, de professores presenciais, alunos e exalunos do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica no Município de Parintins, ocorrido em cinco escolas, sendo uma estadual (na cidade) e quatro municipais (na zona rural do município), selecionados para compor um cenário o mais abrangente possível. O percurso metodológico foi pautado em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e natureza descritiva, utilizando-se de técnicas de documentação indireta, da observação direta intensiva e das entrevistas estruturadas, buscou-se coletar os dados e, posteriormente, analisá-los para compor as conclusões da pesquisa. Os resultados evidenciaram a existência da Divulgação Científica dentro do processo de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia favorecendo o aprendizado matemático, mesmo que parcialmente compreendida por todos os envolvidos. No entanto, ainda, precisam ser superados com urgência problemas sérios encontrados na metodologia utilizada pelo projeto em questão, bem como no que diz respeito a questões relativas a infraestrutura e logística, destacados por professores e aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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